FaaS permite que trechos de configuração sejam executados sob demanda

Author Photo
6:49 pm - 07 de novembro de 2017
Igor Macedo, da ESX, fala sobre FaaS

Características e benefícios do Function as a Service (FaaS) foram apresentados por Igor Macedo, consultor de ALM e DevOps da companhia ESX, no palco High Touch High Tech, durante o IT Forum Expo 2017. Atualmente, o palestrante é integrante do ALM Rangers, grupo de voluntários que constroem ferramentas e guias para comunidades na plataforma Visual Studio, e já atuou como analista, testador, desenvolvedor, arquiteto e como gerente de projetos.

“No universo da computação em nuvem o serverless computing é a substituição completa de um componente da aplicação por um serviço fornecido por terceiros. Já o FaaS permite que trechos de configuração da sua aplicação sejam executados sob demanda, sem você ter que se preocupar com servidores, disponibilidade, escalabilidade, etc.”, definiu Macedo.

Entre as aplicações nas quais essa tecnologia já tem sido utilizada estão processamentos baseado em timer, processamento de streaming em tempo real – para coletar dados, fazer processamento e salvar – processamento de eventos da própria nuvem e em APIs e microsserviços. “Em comparação a outros serviços em nuvem, há menos preocupações, e você paga somente pelo que usar.”

Onde o FaaS tem sido utilizado?

Os adeptos da tecnologia crescem cada vez mais. Em um cenário de rápidas transformações, ainda em 2016 entre 486 líderes de TI entrevistados nos Estados Unidos, 14% já tinham adotado a tecnologia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.