72% dos executivos estão preocupados com o impacto de deficiências nos processos com IA

Levantamento da Celonis revela que empresas enfrentam barreiras para excelência

Author Photo
1:00 pm - 13 de dezembro de 2023
Automação robótica de processos Imagem: Reprodução/Shutter Stock

Para 99% dos executivos, a otimização de processos organizacionais é importante, ou essencial, para atingir seus objetivos comerciais, de acordo com um levantamento realizado pela Celonis. Para 89%, esses objetivos incluem a liberação de todo o potencial da inteligência artificial. No entanto, segundo revela o estudo, há um problema:  72% dos entrevistados estão preocupados com o impacto de deficiências nos processos para o sucesso da IA.

“A IA está pronta para liberar um enorme valor, e os líderes empresariais dizem que aproveitá-la e utilizá-la em outras tecnologias emergentes é fundamental para impulsionar a necessidade de otimizar os processos. No entanto, as empresas enfrentam barreiras significativas para alcançar a sua excelência: os departamentos falam suas próprias línguas, os dados e as equipes estão isolados, os sistemas não funcionam bem juntos e os processos são difíceis de visualizar”, destaca Alex Rinke, cofundador e co-CEO da Celonis.

Leia mais: Ministério Público de SP adota Inteligência Artificial para acelerar processos

Do total de respondentes, 83% consideram os processos como a maior alavanca para a realização de valor e a mais rápida para a mudança e 82% disseram que a otimização de processos é particularmente relevante em tempos de instabilidade econômica, reconhecendo que é uma das maneiras mais velozes de reduzir despesas e controlar o fluxo de caixa.

Além disso, 84% acreditam que a otimização de processos pode proporcionar, ao mesmo tempo, valor de linha inferior, superior e até mesmo verde.

Os resultados mostram que os líderes empresariais compreendem a importância de otimizar seus processos e os custos significativos de não fazer isso. Mais de 80% dos entrevistados já estão investindo em tecnologia de otimização de processos (49%) ou planejam fazê-lo nos próximos três anos (32%). Mais de um terço (38%) já está usando a mineração de processos, enquanto outros 32% estão avaliando utilizá-la.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

 

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.