Executivos de TI brasileiros estão familiarizados com 5G e Wi-Fi 6, indica estudo

Pesquisa da Deloitte indica que 90% dos executivos brasileiros acham o 5G e o Wi-Fi 6 importantes para os negócios

Author Photo
3:46 pm - 20 de agosto de 2021
5G

Conforme o 5G se aproxima da realidade no Brasil, muito embora o leilão vá sofrer atrasos (de novo), as empresas estão se voltando para a conectividade sem fio de última geração. O objetivo é manter funcionários, máquinas e clientes conectados, segundo um estudo divulgado essa semana pela consultoria internacional Deloitte.

Foram ouvidos executivos de nove países, incluindo o Brasil, a respeito dos planos das empresas para aderir ao 5G e o Wi-Fi 6 nos próximos anos. A pesquisa mostra que as empresas brasileiras possuem um alto nível de maturidade no que tange essas tecnologias, mas ainda há um grande desafio em como implementá-las no dia a dia.

Os executivos brasileiros dizem já estarem se preparando para a mudança: nove em dez acreditam que tecnologias de conexão sem fio avançadas são muito importantes para o sucesso dos negócios. Dos respondentes da pesquisa, 92% afirmaram possuir um alto nível de compreensão do 5G, 82% de compreensão sobre o Wi-Fi 6. E 78% responderam compreender consideravelmente as tecnologias de máquinas (NB-IoT e LPWA [Low-Power Wide-Area Network – rede de longa distância sem fio projetada para comunicações de longo alcance]).

“A indústria fez um bom trabalho na divulgação das tecnologias sem fio avançadas no Brasil”, pondera Marcia Ogawa, sócia-líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da Deloitte. “Há aproximadamente quatro anos, quando começava a se falar de 5G no mundo, aqui já se divulgava o LPWAN com o intuito de favorecer as empresas futuramente, em termos de conhecimento, no momento da chegada do 5G.”

Leia mais sobre o estudo no IT Forum.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.