Executivos dão dicas para quem quer trabalhar em startup

Gostar de trabalhar em ambiente com mudanças constantes, estar aberto para o novo e ter persistência são algumas características.

Author Photo
11:42 pm - 16 de outubro de 2019

Muitos profissionais querem passar pelo ambiente criativo e ágil de startups para saber como é o processo de inovação nessas empresas. Para os que desejam tornar esse sonho em realidade, cinco executivos, que vivem esse cotidiano, contam como essas companhias funcionam e que tipo de talentos buscam para seus times.

Essas dicas foram compartilhadas durante o painel “Bastidores: o que eles aprenderam trabalhando em startups”, no primeiro dia do IT Forum X. Para Sofia Fada, CEO da Kriativar, suportar adaptabilidade é um dos requisitos básicos exigidos para trabalhar em empresas recém-criadas.

“Começamos de manhã desenvolvendo algo e podemos terminar o dia com outra coisa completamente diferente”, relata a executiva, destacando que nas startups as ideias são colocadas em práticas com muita rapidez. Porém, os projetos são lançados e corrigidos conforme o retorno do cliente.

Sofia conta que as startups viram moda e que muitos querem trabalhar em um ambiente descolado, usando bermuda, chinelo e boné. Mas, ressalta ela, nem todos sabem a trajetória que essas empresas percorrem para obter sucesso. É preciso ter muita persistência, confiar em si mesmo e espírito empreendedor.

Jorge Silveira, CTO da DogHero, acrescenta que nas startups as pessoas não devem se apegar aos projetos porque eles podem ser abortados rapidamente. Ele diz que isso faz parte e que os funcionários não devem ficar inseguros ou desesperados com as mudanças rápidas.

“O ambiente de startup é pressão o tempo todo porque as mudanças acontecem da noite para o dia”, confirma Rodrigo Rodrigues, CTO da Gympass, ressaltando que inovação pulsa o tempo todo nessas empresas. Por isso, os profissionais têm que estar abertos o tempo todo para o novo. Outra característica muito exigida é a capacidade dos talentos para desenvolver funções diferentes e colaborar com as equipes nos projetos.

O CTO da DogHero, Jorge Silveira, diz que uma das vantagens das startups é o incentivo ao desenvolvimento de múltiplas habilidades. Tanto é, que nessas companhias não há descritivos fixos de funções e os funcionários acabam fazendo várias atividades.

Hugo Silveira, diretor de Comunidade da WeWork, observa que hoje as pessoas buscam trabalhos não apenas pensando na remuneração. Elas querem fazer algo que gostem, proporcione crescimento profissional e que esteja alinhando com seu propósito de vida. Por isso, acha que muitas startups se tornaram atraentes porque estão gerando impacto na sociedade. Um exemplo é a Gympass, criada para combater o sedentarismo, oferecendo meios para os que querem incluir na agenda atividade física.

“Se você está em um trabalho que não gosta, está vendendo suas horas por algo que não acredita”, enfatiza, Anderson Costa, gerente de novos negócios da leadlovers, reforçando a importância do propósito de cada um na busca de um emprego.” Quando isso não ocorre há desperdício do ativo mais importante que você: o tempo  e que não volta mais.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.