Executivo de TI 2022: prêmio reconhece liderança de CIOs

Finalistas da categoria 'Liderança' foram escolhidos por comitê avaliador e serão reconhecidos durante o IT Forum Ibirapuera

Author Photo
2:36 pm - 15 de março de 2022

A categoria Liderança do prêmio Executivos de TI do Ano de 2022 reconhece os CIOs e líderes de tecnologia das organizações capazes de usar e orquestrar recursos em projetos que trazem resultados ímpares. Os finalistas de todas as categorias da premiação podem ser conhecidos nesse link.

O primeiro deles é Aspen Andersen, diretor de TI e Digital da Vibra Energia, com o projeto Jornada Digital da Vibra Energia. O objetivo foi assegurar diferenciais à proposta de valor aos clientes B2B e B2B2C e à gestão da empresa, acelerando o processo de mudança cultural. Para isso, foram criadas diversas iniciativas: migração para cloud do ambiente computacional; intensificação do uso de plataformas mobile e de colaboração; atuação no contexto da logística 4.0; consolidação de processos; e implementação de mecanismos de inovação aberta.

Celso Bueno, CIO da Ultracargo, foi indicado pelo projeto Conecta, que a princípio iria trocar o principal sistema legado da companhia, usado por mais de 15 anos. Após avaliação, Celso e equipe decidiram utilizar uma solução de nicho de mercado para as operações com terminais aumentando o escopo e combinando com a reimplantação de vários módulos do SAP, que era subutilizado. Também implantando novas soluções de CRM, Data e Analytics, NFe Outbound e Inbound, além de uma completa automação com tecnologias móveis.

Para Marcos Casado Castano, Vice-Presidente e CIO da Nidec, o projeto inscrito foi a reestruturação e reorganização da área de tecnologia da informação global (headquarters no Brasil, Itália e França, Estados Unidos e operações em mais de 40 localidades). O projeto foi chamado de Plataforma Global de Transformação Digital e Otimização Tecnológica. Também houve o alinhamento estratégico da jornada de digitalização e a otimização e simplificação de recursos e competências tecnológicas alocadas conforme competitividade de custos de cada país.

O vencedor será conhecido na quarta-feira, 16 de março, durante o IT Forum Ibirapuera, em São Paulo, capital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.