Evolução digital: TAM/LAN aprimora experiência do usuário no ar e em terra

Author Photo
9:55 am - 22 de dezembro de 2014
Evolução digital: TAM/LAN aprimora experiência do usuário no ar e em terra
Com o compromisso de oferecer ao passageiro a melhor experiência a bordo ou em terra, o Grupo Latam, fruto da união da TAM e LAN, decidiu apostar em melhorias em sua estratégia digital. Para isso, investiu mais de US$ 100 milhões em tecnologia da informação (TI). A mudança inclui sistemas para passageiros e tripulação.

“Queríamos reformular a experiência de nossos passageiros e torná-la mais mobile, de acordo com as tendências mundiais e as necessidades dos clientes”, diz Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo Latam Airlines.

Entre as iniciativas digitais, em julho deste ano, segundo Cadier, a empresa lançou seu aplicativo para iOS e mais recentemente o tornou disponível para aparelhos com Android. “O app é gratuito e simplifica o processo de viagem, uma vez que permite ao passageiro realizar o check-in, escolher os assentos, salvar os cartões de embarque sem necessidade de imprimi-los, verificar a situação do voo e manter um registro das viagens em seu smartphone”, diz. Cadier relata que o aplicativo está disponível, hoje, em 20 países e já soma mais de 500 mil downloads.

A companhia também passou a oferecer mais opções de entretenimento à bordo. Cadier conta que desde o dia 15 de dezembro, uma parceria com o YouTube permitiu aos clientes experimentarem cerca de 150 minutos de conteúdo dos canais mais populares do site, que serão atualizados mensalmente e estarão disponíveis nas telas individuais das aeronaves. 
 
“Outro destaque é o sistema de entretenimento sem fio para dispositivos pessoais, o LAN e TAM Entertainmet, por meio do qual os passageiros poderão assistir a filmes, séries e vídeos em seus smartphones, tablets e laptops”, detalha Cadier. Ao longo dos próximos 18 meses, o serviço estará disponível em 270 aviões das bandeiras TAM e LAN, em rotas domésticas e em voos na América Latina.

O executivo lembra que a estratégia digital da LAN e da TAM também leva em consideração a implantação de tecnologias que simplificam as tarefas das equipe do Grupo. Por isso, a organização disponibilizou tablets e softwares para a gestão da informação e operação dos coordenadores de tripulação, pilotos e bases de manutenção. “Com isso, será possível reduzir o tempo gasto com o processamento de dados, custos e recursos, e aumentar os níveis de segurança e eficácia das operações em solo e em voo”, observa.

Tecnologias
Cadier conta que para o serviço de entretenimento a bordo, por meio do aplicativo LAN & TAM Entertainment, foi utilizado o sistema wireless IFE, rede interna sem fio no avião. Os testes foram feitos no ano passado, e este ano as tecnologias foram implementadas.
 
Para acessar o conteúdo, o passageiro deverá baixar o aplicativo LAN e TAM Entertainment e conectar-se a um portal de entretenimento utilizando uma conexão sem fio fechada (sem acesso à internet) dentro da aeronave, ensina. “O aplicativo permitirá ao passageiro desfrutar de filmes, séries de televisão, músicas, notícias, livros, informações turísticas, entre outros”, finaliza o vice-presidente. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.