Hoje com capacidade de processamento equivalente ao cérebro de um rato, computadores atingirão o poder do cérebro de seres humanos em 2029 – o que trará mudanças na forma como interagimos com a tecnologia. O alerta foi feita por Marcio Cyrillo, que se apresentou no TEDxFiap no início de novembro
Formado em física, o Cyrillo hoje é gerente do Mobile Studio da Ci&T em Nova York. Ele também é um empreendedor que cofundou o Runens – plataforma mobile especializada em runners, e mentor da empresa Ipanema Games – especializada em jogos para dispositivos móveis, startups que nasceram de iniciativas da Ci&T.
Durante o TEDxFiap, ele deu exemplos de supercomputadores atuais, como o K, com capacidade de 10,5 petaflops, e do Titan, que surpreendeu com sua capacidade superior a 20 petaflops. No futuro, chips 3D serão mil vezes mais rápidos do que os atuais. E as perspectivas de combinações como essas são aterradoras. “Em 2029 vamos construir softwares que funcionam como cérebro. Entenderemos tão bem o cérebro que poderemos criar implantes e aprender coisas instantaneamente”, previu.
Com tal capacidade de processamento, os computadores terão, em 2029, noção de sua própria existência, como se fosse uma personalidade. E com isso, são os seres humanos que devem ficar preocupados. Quem não se lembra da Skynet, da trilogia O Exterminador do Futuro?
Na visão de Cyrillo, esse movimento trará mudanças já em 2015. Veja suas previsões:
O que você acha? Deixe um comentário
A maioria das empresas que hoje investe em inteligência artificial não sabe exatamente quem deve…
A Datamint, startup brasileira de inteligência artificial (IA) voltada à gestão de ativos em operações…
Os consumidores ainda não estão preparados para permitir que agentes de inteligência artificial (IA) realizem…
A Anthropic intensificou seus alertas ao governo dos Estados Unidos sobre os riscos cibernéticos associados…
Por anos, equipes de TI operaram segurança e rede como disciplinas separadas, com ferramentas distintas,…
A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a abertura de capital da…