Ética em risco? Como coletar e compartilhar dados durante uma pandemia sem errar

Líderes de dados devem aplicar ética ao processo de tomada de decisão ao coletar, usar e compartilhar dados, especialmente durante crise da COVID-19

Author Photo
4:00 pm - 04 de maio de 2020

A COVID-19 elevou e expandiu a demanda por coleta, uso e compartilhamento de dados. A resposta ao coronavírus exigiu medidas urgentes e incomuns, em um esforço para conter a disseminação do vírus. Entretanto, as decisões sobre como a organização coleta, usa e compartilha esses dados recaem sobre os líderes, que precisam agir de forma ética. Caso contrário, correm o risco de causar mais mal do que bem.

“Ética é promover o bem e evitar o mal, que é exatamente o que você deve tentar alcançar ao lidar com a COVID-19. Os líderes de dados e analytics estão desempenhando um papel fundamental na proteção contra o uso indevido de dados durante a crise de pandemia. Mas é importante evitar cair na armadilha de ser muito obstinado ou determinante para os resultados na tomada de decisões em torno da coleta, uso e compartilhamento de dados para combater a crise e os dilemas de dados que surgem a partir dela”, diz Lydia Clougherty Jones, Research Director no Grupo de Data e Analytics do Gartner.

O Gartner recomenda equilibrar a necessidade de ação rápida e decisiva com a coleta, uso e compartilhamento de dados éticos, seguindo três etapas. Isso reduzirá o uso indevido dos dados, especialmente a partir de reutilização e compartilhamento de dados desconhecidos, e manterá a resiliência do valor comercial.

Compartilhe dados, ideias e talentos nos setores público e privado

Seu compartilhamento de dados precisa se alinhar com seus principais valores éticos e prioridades de negócios para se proteger contra o uso indevido de dados. Empreste seus ativos de dados ou compartilhe dados com outras pessoas, se apropriado, tanto para empresas comerciais quanto para o governo.

Paralelamente, limite o número de pessoas que tem acesso aos seus próprios dados, mas não impeça o acesso. Se apropriado, prepare-se para descartar as informações que você coletou, uma vez que elas cumprem seu objetivo limitado. Considere procurar orientação dos líderes de aplicativos sobre quais tecnologias de confiança digital estão prontamente disponíveis para controlar sua coleta, uso e compartilhamento de dados.

Colabore com outras pessoas no processo de tomada de decisão

A colaboração com outras pessoas permite obter várias perspectivas sobre os dilemas de dados que afetam funcionários, clientes e entidades governamentais.

A tomada de decisão ética deve começar com o pensamento crítico e incorporar diferentes perspectivas de raciocínio moral, considerando resultados alternativos. Envolva pessoas de toda a organização, incluindo jurídico, marketing, vendas, operações, finanças e TI. Idealmente, o grupo deve refletir estilos cognitivos, temperamentos e valores culturais diferentes e até concorrentes.

“Combinar diferentes estilos de pensamento e perspectivas leva a uma maneira mais equilibrada e mensurada de decidir se deve coletar dados, como usá-los e com quem compartilhá-los. Também ajuda a definir as condições certas para mitigar o uso indevido de dados na reutilização e re-compartilhamento”, diz Clougherty Jones.

Além disso, revise regularmente os exemplos globais de dilemas de dados dos materiais de recursos da COVID-19 e as notícias relacionadas a funcionários que estão trabalhando de casa, desempenho do cliente e vigilância do governo, entre outros. Discuta-os com outros líderes de sua organização que têm perspectivas diferentes em relação à privacidade e clemência dos funcionários para clientes que precisam de tempo extra ou precisam ser dispensados do desempenho contratual.

Reavalie medidas temporárias regularmente e volte ao normal sempre que possível

Medidas temporárias incluem ações como a Itália que supostamente busca dados anonimizados do Facebook, empresas de telecomunicações locais que agregam o movimento de usuários para ajudar no rastreamento de contatos ou outras formas de monitoramento, ou ainda como a polícia na Flórida, que montou um posto de controle de rodovias na fronteira do estado para rastrear motoristas da cidade de Nova Iorque.

Esses exemplos demonstram que tempos drásticos exigem medidas drásticas. Mas garanta que as medidas temporárias de coleta, uso e compartilhamento de dados permaneçam temporárias, alerta o Gartner. Depois que a crise terminar, identifique e guarde o que aprendeu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.