Estudo: usuários estão em risco devido a software desatualizado

Author Photo
10:42 am - 23 de março de 2017

Mais da metade (52%) dos aplicativos de PC mais populares, incluindo Flash e Java, estão desatualizados. Segundo a Avast, que identificou o número, o maior problema é que as pessoas estão expondo seus PCs e dados pessoais a riscos, pois o malware se destina a versões mais antigas de software para explorar vulnerabilidades.

Coletados anonimamente de 116 milhões de usuários de desktops e laptops com Windows® e executando o recurso Automatic Software Updater do AVG TuneUp, a Avast descobriu que entre os programas mais desatualizados estão:

1. Java (Runtime 6,7), Oracle Corporation
2. Flash Player (Active X), Adobe Systems
3. Foxit Reader, Foxit Software
4. GOM Media Player, Gretech
5. Nitro Pro, Nitro Software
6. WinZip, Corel Corporation
7. DivX, DivX LLC
8. Adobe Shockwave Player, Adobe Systems
9. 7-ZIP, Igor Pavlov
10. Firefox, Mozilla

A empresa descobriu que o Java, popular plataforma para web e para algumas aplicações desktop, conta com mais de 24 milhões de pessoas executando versões desatualizadas do Java Runtime 6 e 7. E embora outros 26 milhões de usuários já estejam com o Java 8 – a última versão – mais de 70% deles não instalaram o pacote de atualização mais recente (o update 121). Na sequência vem o Flash (ActiveX), o qual 99% dos usuários ainda precisam de atualização no seu Internet Explorer; e a seguir o Foxit Reader, que tem 92% dos usuários trabalhando com uma versão antiga do aplicativo.

Por outro lado, os aplicativos mais atualizados são o Google Chrome, com 88% dos usuários; o Opera, em 84%; e o Skype, que está atualizado em 76% de toda a base de usuários.

Ondrej Vlcek, diretor de Tecnologia, gerente Geral e vice-presidente de consumer business da Avast, destaca que, no mundo on-line, os hábitos de segurança, como manter o software atualizado, desempenha um papel importante no seu nível de proteção na Internet. “Rodar programas desatualizados deixa os usuários de PC sujeitos a ataques de hackers experientes, que exploram vulnerabilidades fáceis de localizar ou bem conhecidas. A causa de as pessoas usarem software desatualizado pode estar no fato de as atualizações não serem instaladas corretamente, ou ainda porque são adiadas ou esquecidas, mesmo após os avisos”, alerta o executivo.

Windows XP
Outra conclusão do estudo é que o Windows XP não está morto: ele ainda está instalado em 6% dos PCs pesquisados. Cerca de 6,5 milhões de usuários na base amostrada ainda usam o XP, embora a Microsoft tenha interrompido o suporte para ele há quase três anos. O Windows 7 é, de longe, o sistema operacional mais comum, rodando em 48% dos usuários, seguido pelo Windows 10, que é usado por 30%

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.