Estudo prevê avanços das ameaças cibernéticas financeiras em 2025

Fraudes financeiras em smartphones e ransomware “à prova de computação quântica” devem ser os maiores desafios para o próximo ano

Author Photo
9:35 am - 25 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Especialistas da Kaspersky divulgaram suas previsões para o cenário de cibersegurança financeira em 2025, destacando mudanças significativas nas ameaças digitais. Conforme aponta o Boletim de Segurança da empresa, espera-se que as investidas cibernéticas financeiras se concentrem ainda mais em dispositivos móveis do que em computadores.

Essa mudança de foco não é inédita, mas seu crescimento é evidente. Segundo o relatório Panorama de Ameaças de 2024 na América Latina, da Kaspersky, os ataques direcionados a plataformas móveis na região somaram 3,9 milhões nos últimos 12 meses (de agosto de 2023 a julho de 2024), marcando um aumento de 70% em relação ao período anterior. O Brasil lidera a lista dos países mais atacados, com 1,8 milhão de tentativas bloqueadas no intervalo analisado.

Leia também: As tendências de cibersegurança para 2025

Para 2025, uma das principais expectativas é a evolução das técnicas de ransomware. Em vez de apenas criptografar dados, os criminosos poderão manipular ou inserir informações falsas em bancos de dados, comprometendo sua integridade mesmo após a descriptografia. Essa abordagem gera incertezas sobre a confiabilidade dos dados corporativos, ampliando o impacto dos ataques.

Além disso, a criptografia pós-quântica deve tornar esses ataques ainda mais desafiadores. Essa tecnologia é projetada para resistir tanto a computadores tradicionais quanto a quânticos, dificultando significativamente a recuperação de informações pelas vítimas. Outro destaque é a crescente comercialização do ransomware como serviço (RaaS), permitindo que grupos com menos experiência realizem ataques sofisticados utilizando kits que custam apenas US$ 40.

Diante da expectativa desses ataques, segundo o estudo, a indústria deve responder com o aumento de IAs sendo usadas na defesa cibernética para acelerar a detecção de anomalias, reduzir o tempo de análise por meio de funcionalidades preditivas, automatizar ações de resposta e fortalecer políticas para conter ameaças emergentes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.