Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Estudo: consumidores querem mais transparência em transações bancárias digitais

Mais de um terço participantes de uma pesquisa da Martercad enfrentam dificuldades para identificar compras em aplicativos bancários

Redação
16:09 pm - 20 de setembro de 2021
Divulgação

Ainda falta transparência nas transações bancárias digitais, segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard na América Latina e Caribe. O estudo revela que mais de um terço dos consumidores enfrentaram problemas na hora de identificar transações em apps bancários. Consequentemente, a preocupação com a possibilidade de fraudes levou a ações que poderiam ser evitadas, como pedidos de estorno.

O levantamento mostra que a maioria dos consumidores tem dificuldade de reconhecer algumas cobranças de cartão no extrato, seja por conta do nome do comerciante ou mesmo do nome fantasia do estabelecimento. Um total de 35% afirmam que às vezes não conseguem reconhecer algumas das compras no histórico de transações, o que os leva a se sentirem incomodados (39%), ansiosos (35%) e desamparados (21%).

Para evitar esse cenário, os entrevistados afirmam que gostariam de ver em seu histórico de compras detalhes adicionais das transações de cartão, como o nome do comerciante (70%), seu logotipo (37%) e o local da compra (42%).

Leia mais: Contra crimes, Procon-SP quer limite mensal de R$ 500 no Pix

Para a maioria (78%), a reação imediata diante de uma transação duvidosa é ligar para o banco, em vez de tentar identificar as próprias transações. Como agravante, essas ligações resultam em registros de reclamações (78%), incluindo na forma de um pedido de estorno.

De acordo com o estudo, isso poderia ser evitado já que os consumidores descobrem que simplesmente se esqueceram da compra ou que a transação foi realizada por outro membro da família. No entanto, uma vez protocolado, o pedido de estorno deve ser resolvido pelo emissor, incidindo em custos operacionais que envolvem contato com o titular, verificação da transação e tratativa do caso.

Para aumentar a transparência nas transações digitais, a Mastercard acaba de lançar na região o Consumer Clarity. Lançado pela Ethoca, uma empresa da Mastercard, a solução de operações bancárias digitais visa fornecer aos titulares de cartão mais detalhes sobre suas compras.

“Do ponto de vista dos emissores, o Consumer Clarity aumenta as interações dos titulares dos cartões com os canais digitais dos bancos, além de dar aos comerciantes maior visibilidade de suas marcas. Bancos e comerciantes também se beneficiarão com o menor volume de chamadas e reclamações dos consumidores”, comentou Jorge Arbesu, Vice-Presidente Sênior de Cyber e Inteligência da Mastercard LAC.

O estudo foi conduzido em agosto pela Kantar TNS para a Mastercard. Mil consumidores titulares de conta bancária do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, México e República Dominicana foram entrevistados.

Tags:
América Latina
apps financeiros
bancos
identificação
identificação digital
Mastercard
transações bancárias
Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados