Estudo: 37% das empresas não alcançam objetivos com nuvem

Segundo levantamento da Accenture, apenas 29% dos líderes de TI e negócios acredita que iniciativas de migração entregarão valor esperado

Author Photo
2:21 pm - 02 de fevereiro de 2021

Apenas 37% das empresas alcançam os objetivos esperados ao investir em cloud computing – aumento de apenas 2% em relação a 2018. Ainda que a percepção de valor desses projetos esteja no nível mais alto já alcançado, menos da metade (45%) dos líderes de negócios e de TI afirmam estar “muito satisfeitos” com os resultados obtidos com nuvem, e 29% acreditam que as iniciativas de migração irão entregar o valor esperado no tempo previsto.

Os números fazem parte de um levantamento feito pela Accenture. Segundo a empresa, eles mostram que muitas empresas ainda têm dificuldades para acessar todo o valor dos investimentos feitos em nuvem. Foram ouvidos 750 profissionais de negócios e TI que ocupam cargos de liderança em grandes empresas espalhadas por 11 indústrias e 17 países.

Leia mais: Crie um plano de gestão de gastos em cloud computing em poucos passos

Embora a maioria das empresas não tenha alcançado completamente os resultados esperados, de acordo com o estudo a América Latina reportou a maior média em termos de velocidade, resiliência e continuidade. Também lidera com mais da metade dos entrevistados reportando que 75% do fluxo de trabalho está na nuvem e o maior percentual geral de adoção de nuvem (60,5%).

Ainda entre os países latino-americanos, 97% dos executivos avaliam a nuvem como um componente crítico para alcançar metas sustentáveis em grau moderado/alto; 71% deles consideram como ótimo nível e apenas 3% como baixo.

Números globais

No mundo, empresas que investiram mais pesado em migração para a nuvem tiveram resultados significativamente melhores. Ao todo, 46% afirma ter alcançado os benefícios esperados, contra 36% das que fizeram investimentos moderados e 28% das que fizeram baixos investimentos em migração para a nuvem.

Oitenta por cento dos executivos de negócios já enxergam a nuvem como opção para lidar com as incertezas do negócio e para a redução de riscos. Além disso, 87% consideram a nuvem um fator crítico de suas estratégias para alcançar os objetivos de sustentabilidade corporativa.

Razões e expectativas

O levantamento analisou fatores que podem estar atrapalhando na hora de impulsionar planos e objetivos relacionados à nuvem. Entre os principais obstáculos percebidos, 54% dos CEOs apontaram a “falta de habilidades” como sendo a principal. Em seguida, vieram “riscos de segurança e de compliance” (46%), seguidos por “infraestrutura legada e dispersão da aplicação” e “falta de alinhamento entre TI e o negócio” (ambos com 40%).

Os dados também mostram que os CEOs têm impressões e preocupações em relação aos resultados da nuvem muito diferentes do que os líderes C-level e demais executivos das empresas: 54% dos CEOs confiam totalmente na capacidade de suas empresas entregarem iniciativas na nuvem com o valor esperado e dentro do prazo estimado. Entre os CIOs, esse número cai para 34% e, no caso dos CFOs, para 28% dos entrevistados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.