‘Este site está um lixo!’, escreve hacker no site do Ministério da Saúde

Pasta sofreu invasão no fim de janeiro. Entre ‘pichações’, hacker pediu mais segurança ao governo e deu dicas de como fazê-lo

Author Photo
8:21 pm - 03 de fevereiro de 2021
Hackers utilizam falsos sites de empregos para disseminar malware bancário

“ESTE SITE ESTÁ UM LIXO!”, escrita assim, em letras garrafais. Essa foi a mensagem deixada por um hacker nesta sexta-feira (29) em um serviço hospedado no site do Ministério da Saúde. Apesar de ter deixado claro sua opinião a respeito do site, o hacker não roubou nenhuma informação sensível dos usuários do FormSUS, serviço do DataSUS para a criação de formulários, ou de pacientes. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

“Qualquer criança consegue invadir este excremento digital, causar lentidão e até estragos maiores. (…) Favor levar a sério os assuntos de segurança da informação. Bolsonaro !, dá um jeito aí ! (sic)”, escreveu o invasor.

Leia mais: Recrutamento hacker: você sabe o que é?

Não é a primeira vez que a pasta sofre com problemas de segurança. Durante seis meses de 2020 uma falha de segurança no sistema de notificações de COVID-19 do ministério expôs dados pessoais de 200 milhões de brasileiros. A pasta também teve sistemas atingidos em dezembro.

Debochado, o hacker também deu dicas para que o Ministério melhorasse as condições de segurança do site. “A solução é muito simples de ser implementada, com 1 semana de trabalho de uma empresa séria + custo de aproximadamente R$15 mil é possível fazer um site com a melhor tecnologia disponível no mercado e trazer segurança e agilidade a todos os usuários da plataforma no Brasil, não é caro é ? (sic).”

* com informações do jornal O Estado de S.Paulo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.