Notícias

Este novo app usa deepfake para criar nudes de mulheres vestidas

Um novo aplicativo recorre à tecnologia deepfake para criar nudes falsos de mulheres. Os nudes podem ser facilmente gerados por qualquer pessoa, basta subir uma imagem de uma mulher vestida no aplicativo para que ele devolva a foto “sem as roupas”. No entanto, é importante lembrar que o nude é completamente gerado por inteligência artificial e não pode ser interpretado como real. A aplicação foi descoberta inicialmente pela repórter Samantha Cole, do Motherboard.

Chamado com o sugestivo nome de DeepNude, o software é gratuito para Windows, com qualidade de imagem reduzida. Há também uma versão premium que entrega melhor resolução nas imagens sendo vendida a US$ 99.

De acordo com informações do The Verge, que tentou testar o aplicativo, mas não conseguiu devido aos servidores aparentemente sobrecarregados, as duas versões, gratuita e premium deixam marcas que identificam a imagem como falsa. Porém, nada que com o uso de um software de edição de imagens e conhecimentos na área não seja possível remover a marca e tornar a imagem muito realista.

Em uma reportagem do HuffPost, seis mulheres que foram digitalmente inseridas em pornografia relataram suas experiências. Elas destacam principalmente como esses nudes feitos com deepfake podem prejudicar a vida pessoal e profissional de uma vítima. As imagens falsas são usadas para envergonhar, assediar e intimidar as mulheres.

A reportagem também denuncia a existência de fóruns onde é possível contratar “especialistas” na nova tecnologia para criar deepfakes de amigas, colegas de trabalho e até membros da família em vídeo. Ferramentas como DeepNude facilitam a criação dessas imagens falsas o que colabora com que mais pessoas façam mulheres passarem por situações constrangedoras.

No Brasil, A Câmara dos deputados aprovou no final do ano passado um projeto de lei que criminaliza manipulação de vídeos incluindo pessoas em cenas sexuais. Esse projeto inclui as edições feitas com deepfake e inteligência artificial. A pena vai de 6 meses a 1 ano e multa para quem for descoberto praticando esses crimes.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

3 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 dias ago