Estas são as 20 linguagens de programação mais populares em julho

Segundo índice Tiobe, reinado do C, Java e Python se mantém. Mas R demonstra crescimento de popularidade

Author Photo
9:05 am - 09 de julho de 2020

As linguagens de programação C, Java e Python se mantêm no topo do índice de popularidade Tiobe de julho. O relatório mensal permite que os desenvolvedores verifiquem se suas habilidades de programação ainda estão atualizadas ou tomem uma decisão estratégica sobre qual linguagem de programação deve ser adotada ao iniciar a construção de um novo sistema de software. A lista classifica as linguagens  com base no número de hits do mecanismo de pesquisa que cada linguagem retorna.

Entretanto, a linguagem de programação estatística R estabeleceu um novo recorde de popularidade. Algum tempo atrás, parecia que o Python havia vencido a batalha da programação estatística, mas a popularidade de R ainda está aumentando. A linguagem passou da posição 9 para a posição 8 este mês.

De acordo com Paul Jansen, CEO da TIOBE Software, existem duas tendências que podem ter impulsionado a linguagem R. Primeiro, os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram; universidades e institutos de pesquisa adotam o Python e o R para suas análises estatísticas e segundo, muitas estatísticas e mineração de dados precisam ser feitas para encontrar uma vacina para o novo coronavírus. Como consequência, linguagens de programação estatística fáceis de aprender e usar, ganham popularidade agora.

Confira a lista das 10 linguagens de programação mais populares de julho

  1. C
  2. Java
  3. Python
  4. C++
  5. C#
  6. Visual Basic
  7. Javascript
  8. R
  9. PHP
  10. Swift
  11. SQL
  12. Go
  13. Assembly Language
  14. Perl
  15. Matlab
  16. Ruby
  17. Scratch
  18. Rust
  19. PL/SQL
  20. Classic Visual Basic

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.