Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

‘Estamos melhor hoje como companhia do que antes da crise’, diz CEO da XP Inc.

Durante evento Expert XP, Guilherme Benchimol discutiu liderança em tempos de crise com executivos das Lojas Renner e AB InBev

Redação
08:07 am - 17 de julho de 2020
Divulgação

Era final de fevereiro quando a cobertura na imprensa sobre o novo coronavírus ganhava um maior senso de realidade na vida do brasileiro. A Vila Olímpia, movimentada região de São Paulo, marcada pelo constante vai e vem de funcionários com seus crachás no pescoço, dava, então, a localização do segundo caso oficialmente diagnosticado com covid-19 no País. Era um funcionário da XP Inc. “Achamos que a gente era a empresa mais azarada do Brasil”, lembrou Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc. durante o evento Expert XP, promovido pela companhia nesta semana. “Mas acabou se mostrando algo positivo, pois ajudou a gente a agir com velocidade”.

A empresa agiu, de fato, rapidamente. A companhia foi uma das primeiras no Brasil a anunciar o compromisso de home office até o final do ano, seguindo o exemplo de gigantes como Twitter e Facebook, que adotaram a medida para manter funcionários em segurança. Ao mesmo tempo já sinalizava que questionava como seria o futuro da sede de 25 mil m2 que ocupava ali naquela que já foi a frenética Vila Olímpia. “O desafio foi grande. Você treina, mas não imagina que vai ter as 3 mil pessoas em casa em uma semana ou duas”, disse Benchimol. “E a crise traz oportunidades. Estamos melhor hoje do que estávamos antes da crise, como companhia”.

Benchimol foi um dos participantes de um painel do Expert XP que discutia lideranças em tempo de crise. Altamente demandada para dar continuidade aos negócios e manter a cultura organizacional de forma descentralizada, as lideranças não tiveram muito tempo de respiro e nenhum manual prévio de como agir.

Para José Galló, presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, que também participou do painel, a crise significou um grande rompimento com muitos dos modelos que organizações e a sociedade, de forma geral, conduzia. “Ninguém estava preparado. Nós não tínhamos competência de crise, nós tínhamos competências de recessão”, disse.

Com cerca de 22 mil colaboradores em todo o Brasil, segundo Galló, a Renner foi a primeira empresa do varejo no Brasil a fechar suas lojas físicas. “Foi o que podemos fazer para tranquilizar nossos colaboradores”, contou. De acordo com o executivo, a companhia conseguiu adiantar recursos, viabilizando linhas de financiamento junto aos bancos e promoveu doações de máscaras e uniformes para hospitais, usando sua cadeia de fornecedores. “Foi uma forma de manter a cadeia ativa”.

O que a crise ensinará

Carlos Brito, CEO da Anheuser-Busch InBev (AB InBev), vê que a crise deixará um legado importante nas exigências do consumidor. Para além de clientes mais conectados e familiarizados com canais digitais, consumidores estarão mais preocupados com temas como saúde e sustentabilidade. Uma exigência que poderá a vir influenciar a cadeia de suprimentos de grandes companhias.

Segundo ele, a AB Inbev tem a maior parte de sua produção consumida localmente também feita localmente, mas há fornecedores no mundo todo. “Nós temos contato com 30 mil fazendeiros do mundo inteiro, nos sete continentes, e estamos dando cada vez mais tecnologia para eles para que eles usem menos água, tenham menos impacto na terra que usam, saibam quando plantar, quando colher, quando usar o adubo, para aquele microclima”, exemplificou. Em sua visão, uma vez que os consumidores pressionem as empresas para que elas tenham menos impacto ambiental, muitos processos e modelos terão de ser revistos.

“É uma crise humanitária”, pontuou. “Mas se tem algo bom que vai sair disso é o consumidor mais preocupado com a saúde, a saúde do planeta, cobrando das empresas que cuidem disso e talvez as cadeias de suprimento se tornem mais regionais, pois as pessoas estão vendo que essas cadeias que são muito longas tem muitos riscos, são difíceis de se prever e há coisas que podem ser feitas mais próximas”, complementou.

Para Galló, a crise trará uma mudança profunda nas lideranças e também exigirá talentos mais resilientes. “Percebemos que a complexidade e burocracia não servem mais para este novo mundo. No fundo, a nossa grande complexidade organizacional desencanta clientes, então nós percebemos que não era só manter a continuidade dos negócios como a gente vinha fazendo, mas que temos de pensar, de reconstruir esses processos. Nossos executivos sempre estavam pensando em fazer a continuidade dos negócios, mas agora vimos que temos de fazer transformações”, destacou.

Pensar e se preparar para novas crises, na visão de Galló, também é fundamental. “A crise também mostrou que precisamos de talentos mais preparados para a resiliência. Nos mostrou que não estávamos preparados para a imprevisibilidade. Nós criamos agora competências para novas crises, pois novas crises irão acontecer. Então, métodos mais ágeis, no fundo, com mentalidade de startups. E acho que nossos líderes vão crescer e evoluir , nosso desafio não é mais retornar ao que a gente fazia, mas como fazer melhor e mais rápido”.

Para Benchimol, a pandemia do novo coronavírus e as mudanças que ela provocou levou a XP Inc. a também questionar suas estruturas tradicionais. Vieram aprendizados.

“A empresa está melhor hoje, está mais organizada. Temos agendas mais efetivas, a gente consegue coordenar melhor os nossos dias. Eu tenho certeza de que isso vai ficar, as pessoas vão ter mais qualidade de vida sem deixar de comprometer a entrega que faziam. Todos ganham no processo, o ecossistema como um todo fica melhor. Eu diria que as empresas que conseguirem abrir a cabeça nesta direção conseguirão ter muito mais escala”, concluiu.

Tags:
liderança
negócios
XP Inc
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados