Estado da Califórnia processa Uber e Lyft Inc: motoristas precisam ter os benefícios de funcionários

Processo acontece porque justiça identifica a existência de vínculo trabalhista entre as empresas e seus atuais parceiros

Author Photo
12:00 pm - 11 de maio de 2020

O estado da Califórnia decidiu processar as empresas Uber e Lyft. O motivo seria de que as empresas violam uma nova lei do estado norte-americano que visa dar aos motorista os mesmos benefícios de funcionários.

Ao não oferecerem itens como salário mínimo e seguro-desemprego, as empresas estão em desacordo com a lei.

“Uber e Lyft obtêm uma vantagem competitiva injusta e ilegal ao classificar inadequadamente um grande número de motoristas da Califórnia como contratados independentes”, avaliou o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, em entrevista coletiva virtual.

As duas empresas mantém uma coalização com motoristas e outras entidades locais para combater a nova lei. “Vamos contestar essa ação no tribunal, ao mesmo tempo em que pressionamos para elevar o padrão de trabalho independente para motoristas na Califórnia, inclusive com ganhos mínimos garantidos e novos benefícios”, escreveu o porta voz da Uber em comunicado.

De acordo com avaliação aferida pela Bloomberg, analistas preveem um aumento de 30% no preço das corridas nesta novas condições.

A nova lei entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. Ainda na avaliação da reportagem da Bloomberg, o processo movido pelo estado nos Estados Unidos é bem diferente de uma ação movida por trabalhadores, sem grandes chances de acordo sem que seja apresentadas soluções para o problema.

Recentemente, a Uber anunciou grande volume de demissões após queda no número de viagens durante a pandemia da covid-19.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.