Espionagem: 37 mil vítimas foram feitas no Brasil em 2019

Relatório da Kaspersky aponta que a técnica de stalkerware cresceu 228% no país.

Author Photo
11:46 am - 03 de outubro de 2019
Dispositivos móveis estão sob ameaça de espiões virtuais

De janeiro a agosto de 2019, 37.532 usuários únicos sofreram pelo menos uma tentativa de espionagem no seu dispositivo. Em 2018, o número foi de 27.798, ou 35% a menos, considerando o mesmo período.

Os números foram apresentados no relatório “A situação do stalkerware em 2019” da Kaspersky. Foram descobertas 380 variações da ameaça em circulação em 2019, ou 31% a mais do que no ano anterior.

Os swalkerware são programas espiões usados para acessar fotos, mensagens, redes sociais, localização e mais do dispositivo da vítima. Em alguns casos, o processo de espionagem pode ser feito em tempo real.

kaspersky stalkerwalker

Os programas funcionam com permissões legítimas de controle parental. Quando executados, rodam em segundo plano de forma oculta e são instalados sem o conhecimento ou consentimento da vítima.

Algo um tanto quanto quanto perturbador é que os stalkerware são também promovidos como software para espionar o (a) parceiro (a).

A Kaspersky identificou e bloqueou, no país, tentativas de instalação em 1.232 usuários únicos em 2018; neste ano, o número foi de 4.041 usuários únicos, um crescimento de 228%.

“Ferramenta de assédio e monitoramento”

Quando comparamos os números do stalkerware com outras ameaças, há uma noção de que eles são menores. Mas, ameaças são ameaças, e não há uma “menos pior” que a outra.

No caso desta, em questão, há uma grande diferença: as vítimas são bem específicas e monitoradas. Muitas vezes, inclusive, o invasor precisa ter acesso físico ao dispositivo, o que aumenta ainda mais a insegurança.

Esse tipo de software foi identificado e bloqueado pela Kaspersky em dispositivos de 518.223 usuários, ou 373% a mais que em 2018.

Operando de modo furtivo, o programa “fornece a agressores e assediadores uma ferramenta completa para cometer assédio, monitoramento, perseguição e abusos”, diz Erica Olsen, diretora do projeto Safety Net Project na National Network to End Domestic Violence.

Erica ainda diz que tal experiência, para a vítima, “pode ser aterrorizante, traumatizante e ainda levar a riscos significativos à segurança”.

Ela informa que é preciso tratar de tais ferramentas/apps relacionando sua existência, mas também “seu uso como uma ferramenta de abuso”.

Vladimir Kuskov, especialista em segurança da Kaspersky, diz que apesar dos esforços, ainda há problemas a serem resolvidos. Ele explica que o ideal seria “encontrar e concordar em uma definição de stalkerware que possa ser reconhecida por todo o setor”.

Para o especialista, a medida “ajudaria a diferenciar melhor esse tipo de software e, portanto, proteger melhor os usuários de invasores de privacidade.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.