Ericsson, MediaTek e TIM ampliam cobertura em 65% em teste com 5G

Teste realizado em Itajubá (MG) usou tecnologia Carrier Aggregation, que aumenta capacidade de cobertura e latência da rede

Author Photo
1:00 pm - 28 de agosto de 2021
5G

A Ericsson, a MediaTek e a TIM acabam de concluir o primeiro teste piloto do Brasil com tecnologia Carrier Aggregation da Ericsson e Mediatek em arquitetura 5G standalone. Como resultado, a capacidade de ampliação da cobertura atingiu 65% na banda média. Promovido na cidade de Itajubá, em Minas Gerais, o piloto foi realizado ao longo de julho com base na infraestrutura de rede da TIM.

O teste foi realizado nas frequências TDD, que avaliam a oscilação do sinal por tempo, e FDD, que medem a oscilação por frequências. Também contou com o uso do chipset Dimensity 1100, da MediaTek, além do rádio 5G AIR 3239 da Ericsson operando em 100MHz de banda média (3,5GHz) e da feature Ericsson Spectrum Sharing (ESS), ativada em 10MHz na banda de 2600MHz.

Os resultados indicam a cobertura de uma área significativamente maior se beneficiando dos 100MHz de banda disponíveis na faixa de 3,5GHz, sugerindo a possibilidade de estender a cobertura do 5G 3.5GHz TDD fazendo uso das frequências FDD atuais.

A tecnologia Carrier Aggregation (CA) garante a otimização da cobertura, da capacidade e da latência. É uma das principais ferramentas para a implementação do 5G na frequência 3,5GHz, sendo que permite que mais usuários possam se beneficiar do serviço graças à extensão da cobertura que ela garante, além de assegurar maior velocidade nas conexões.

Leia mais: Edital do 5G é finalmente aprovado pelo TCU

“Dada a diversidade do espectro disponível, é essencial que agreguemos as diferentes bandas de frequência usando 5G Carrier Aggregation”, explica Marcos Scheffer, vice-presidente de redes da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, evidenciando que o processo pode melhorar a cobertura celular e fornecer taxas de pico mais altas.

Desse modo, Scheffer faz um balanço positivo dos resultados. “A possibilidade de ampliar a cobertura da quinta geração de tecnologia móvel é um ponto importante quando se pensa em garantir uma experiência ideal para um usuário 5G, em particular quando a agregação ocorre entre as frequências FDD existentes e as novas frequências 5G em TDD”.

Para Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil, a série de chipsets MediaTek Dimensity 5G , desenvolvidos para equipar smartphones com alta performance com baixo consumo de bateira, permite que um único aparelho seja conectado a duas frequências diferentes de 5G. “A dupla conectividade 5G amplia o sinal e também traz ganhos na velocidade da conexão”, detalha.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, enfatiza a importância dos pilotos desenvolvidos em rede 5G standalone para a consolidação da tecnologia mesmo antes do leilão de frequências, previsto para o final de 2021.  “Os testes de campo nos ajudam a refinar esta entrega e alinhar cada vez mais a expectativa do consumidor com o serviço de excelência que pretendemos entregar”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.