Enel São Paulo adota realidade virtual para treinamento

Sala virtual do Centro de Treinamento de Guarapiranga permite imersão em cenários próximos à realidade diária dos eletricistas

Author Photo
5:45 pm - 29 de março de 2021

A Enel Distribuição São Paulo inaugurou uma sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. O local fica no Centro de Treinamento da concessionária em Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista. O espaço permitirá aos profissionais da companhia uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação de uma rede elétrica, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.

A tecnologia permite que a aprendizagem seja ativa e que os exercícios sejam personalizados de acordo com o nível de complexidade das ações em campo, simulando as atividades de risco e algumas situações inesperadas. Deste modo, a nova sala irá contribuir para ampliar a segurança na execução dos trabalhos pelos eletricistas.

Leia também: Locaweb abre mais de 100 vagas para candidatos de todo o país

Além de melhorar o nível de capacitação, o treinamento em realidade virtual será usado pela companhia para testar a aptidão dos profissionais para as atividades, identificando os eletricistas mais aptos para executar cada uma das tarefas existentes.

As ações buscam contribuir para reduzir os erros humanos e os comportamentos inseguros e mitigar riscos e acidentes, melhorando o nível de excelência operacional dos ativos. O treinamento terá uma carga horária estimada em oito horas e irá compor a trilha de desenvolvimento dos eletricistas da concessionária.

Atualmente, os colaboradores são submetidos a uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas, que são feitas todos os anos para qualificação e aprimoramento nas atividades em redes de distribuição elétrica na concessionária.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.