Enel adota realidade aumentada e termografia para melhorar fornecimento

Iniciativas integram o projeto Urban Futurability, que abrange o uso de 40 tecnologias digitais e capacitação dos profissionais do setor elétrico

Author Photo
8:38 am - 19 de outubro de 2021
Enel

A Enel, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da grande São Paulo, revelou recentemente novas tecnologias para otimizar o trabalho dos eletricistas. Dentre eles, está o uso de recursos de realidade aumentada por meio de assistência remota e de um dispositivo portátil, que transforma o smartphone em um equipamento de termografia.

A novidade inclui uma câmera termográfica, um dispositivo pequeno acoplado a um smartphone que é utilizado para prever anomalias térmicas que podem ocasionar a interrupções no fornecimento de energia. Este equipamento permite executar manutenções mais assertivas, evitando aquecimentos em linhas de média e baixa tensão, cabos, transformadores e disjuntores da distribuidora.

“A câmera termográfica também foi usada para verificar o funcionamento de outros ativos como os medidores inteligentes, que possuem tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota dos dados de consumo de energia”, detalhou Kleber Duarte Tomaz, engenheiro de campo, industrialização e inovação da Enel Distribuição São Paulo.

Leia mais: Com chatbot, Dasa salta de 30% para 75% taxa de confirmação de exames

Ao todo, são 20 smartphones equipados com a tecnologia, sendo que 60 colaboradores das equipes de manutenção já foram capacitados. Esses “eletricistas 4.0” são treinados para atuar com as inovações nas áreas de automação e tecnologia da informação aplicadas aos processos do setor energético. Em seis meses, esses profissionais identificaram mais de 50 aquecimentos em equipamentos elétricos e linhas de média e baixa tensão e pelo menos 20 em subestações primárias, evitando interrupções no fornecimento de energia.

Realidade aumentada

A realidade aumentada por meio da assistência remota permite aos técnicos da distribuidora realizarem videochamadas com recursos áudios visuais de interação virtual, otimizando tarefas operacionais de campo e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Desde março, os eletricistas da companhia vêm sendo treinados para utilizar a tecnologia em uma sala de realidade virtual localizada no Centro de Treinamento em Guarapiranga, em São Paulo.

“Esse projeto coloca nossos eletricistas em um novo patamar profissional. Já os nossos clientes também ganham com a melhora na qualidade do serviço”, comenta Gino Celentano, responsável por Infraestrutura e Rede da Enel Brasil.

A primeira etapa do projeto já foi concluída, de modo que a funcionalidade deve ser expandida até o final do ano de 2022 para toda área de concessão no Brasil. Hoje, o app é utilizado por aproximadamente 240 colaboradores em São Paulo, 90 colaboradores no Rio de Janeiro, 90 colaboradores no Ceará e 80 colaboradores em Goiás, alocados em diferentes áreas, como serviços comerciais, atendimento ao cliente, operação e manutenção das linhas elétricas.

“O uso da realidade aumentada permite que o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo fique ainda mais seguro, já que conta com uma assistência remota realizada por profissionais altamente capacitados em diferentes cenários do setor de energia”, acrescenta Duarte.

O próximo passo da concessionária é utilizar drones para inspecionar a rede de distribuição subterrânea, a fim de aumentar a agilidade, segurança e precisão durante a atividade. O equipamento grava toda a inspeção e as imagens são usadas em tempo real para análise adicional. Essas iniciativas integram o projeto Urban Futurability™, que recebeu R$ 125 milhões em investimentos e é financiado com recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.