Notícias

Endeavor >> Você sabe o que está fazendo na internet?

Quando abordamos o assunto internet, as empresas se encontram em diferentes estágios. O estratégico: quando a empresa assume definitivamente o assunto com uma vantagem competitiva de longo prazo. O pontual: quando a empresa opta por ações esporádicas e pontuais sem muita convicção do que está fazendo. O informal: quando a empresa possui na sua rotina ações recorrentes de ações digitais, no entanto, não as desenvolve de forma estratégica. Faz porque tem que fazer. O inexistente: na qual a empresa não tem absolutamente nada desenvolvido.

O Brasil é um sucesso em termos de uso de internet sob o ponto de vista do usuário, no entanto, as empresas relutaram muito em acreditar que a internet assumiria uma importância estratégica nos seus negócios. O grande salto se deu nos últimos três anos, com o advento das redes sociais, que deram um grande empurrão para os negócios digitais decolarem – podemos incluir aqui também o exponencial crescimento do mobile. No Brasil, conta-se nos dedos as empresas que aportaram a internet como um grande diferencial estratégico de negócios. A Tecnisa é uma das pioneiras. Iniciou sua estratégia em 2000, quando o Brasil tinha aproximadamente 4 milhões de usuários com 100% das conexões feitas através de linha discada.

Na época, era uma grande heresia vender imóveis pela internet, um produto de alto desembolso financeiro e, sobretudo de toque. Em 2001, a empresa já possuía um gerente de negócios on-line que desenvolvia trabalhos inovadores para a época. Nestes 12 anos intensos de trabalho, a empresa obteve destaque nacional e internacional com inúmeros prêmios e reconhecimentos. Foi a primeira empresa a ter uma equipe de corretores on-line; a promover atendimento on-line; a usar estratégias de links patrocinados; obteve o reconhecimento do Google como a melhor empresa do segmento de Real Estate do mundo no uso desta estratégia; foi também a primeira empresa a possuir um blog corporativo sem censura e moderação em 2006, o que deu um grande impulso para empresa entrar com força no mundo das redes sociais; se destacou por ser a primeira empresa do mundo a vender apartamento pelo Twitter e ter um gerente de redes sociais em 2008; foi a primeira empresa a possuir aplicativo de Iphone em 2009; a desenvolver redes de open innovation e crowdsourcing em 2010 e mais recentemente a ter aplicativos para smartTVs. Tudo isto redundou em uma participação expressiva da internet no volume de vendas: 40% aproximadamente são originadas pelos meios digitais.

A internet também se tornou uma grande plataforma de inovação, inserindo a empresa entre o seleto grupo de empresas mais inovadoras do Brasil, ficou em 10o lugar em 2011 segundo revista Época Negócios e Consultoria AT Kearney. Os resultados e o reconhecimento foram obtidos pelo fato de a empresa possuir uma estratégia de convicção para o uso dos meios digitais. O que é ainda muito usual nas empresas é a adoção de estratégias de meios digitais por convenção: “Se todas as empresas fazem também devemos fazer”, “se a concorrência faz então devemos fazer”. Não há alternativa: tudo o que pode ser escrito, ouvido, falado e visto vai virar bit, portanto pense muito bem sobre o futuro, pois é lá que sua empresa viverá (ou não) a maior parte de sua existência.

 

(*) Romeo Busarello é Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa e Professor dos cursos de MBA e Pós Graduação do Insper e ESPM

Recent Posts

Gartner: 5 tendências de engenharia de software para 2024

Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…

19 minutos ago

Scala Data Centers testa com sucesso uso de diesel verde

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…

49 minutos ago

“Decisões que tomamos hoje podem estar erradas em seis meses”, diz chefe de IA da Dell

Implementar uma arquitetura aberta e flexível para poder se adaptar ao rápido ritmo de evolução…

59 minutos ago

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

16 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

17 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

18 horas ago