Empresas que mais inovam no Brasil revelam suas estratégias no IT Forum X

Ser simples, gerar impacto e buscar inclusão estão entre os segredos para fidelizar clientes

Author Photo
4:29 pm - 16 de outubro de 2019

O cenário atual nas empresas é muito desafiador  e exige constante inovação, principalmente em países como o Brasil, que sempre teve grandes desafios na área de tecnologia. Para enfrentar esses desafios, as empresas buscam aprimorar esses conceitos afim de gerar um impacto positivo no consumidor final.

Mas como inovar? Para responder a essa pergunta o IT Forum X convidou Norberto Tomasini, partner da PwC (mediador), Walkiria Marchetti, diretora de TI do Bradesco, Paulo Palaia, CIO da Gol, e  Luciano Abrantes, diretor de inovação da Natura para a palestra “Qual é o segredo das empresas que mais inovam no Brasil?”, realizada hoje (16) no evento.

Paulo Palaia comentou o maior desafio de inovação para a Gol. “Na aviação, apenas o perfeito é o aceitável e nós buscamos sempre uma melhoria para os clientes”. Ele afirmou que só é possível uma empresa no setor aéreo ser viável no Brasil por meio da inovação.

Questionada sobre como o Bradesco conseguiu ser referência no mercado, Walkiria Marchetti respondeu: “Nós vimos que a inteligência artificial seria o diferencial das empresas e também tivemos humildade, porque não sabíamos nada sobre o assunto”. Atualmente, ela e a equipe do Bradesco vão em busca de ser cada vez mais simples e inclusivos com seus serviços bancários.

Referente ao mercado brasileiro de inovação e o surgimento de statups, Luciano Abrantes disse: “Vejo muita coisa boa acontecendo no Brasil. Acho que as grandes empresas devem se aproximar mais desse ecossistema”. Ela também alertou que toda inovação em tecnologia precisa ser útil, ou seja, ter um propósito para gerar impacto no consumidor final.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.