Empresas não percebem benefícios da digitalização no supply chain

Estudo indica que companhias entendem potencial de soluções analíticas, mas não aproveitam seu potencial

Author Photo
8:29 am - 27 de março de 2018

A DHL, empresa de logística, divulgou pesquisa sobre digitalização nas cadeias de suprimento. A pesquisa revela que as novas tecnologias e soluções estão se desenvolvendo em um ritmo acelerado, revolucionando as indústrias em diversas frentes e fazendo com que as cadeias de suprimentos se esforcem para não ficar para trás.

O levantamento global com cerca de 350 profissionais de supply chain e operações indica que 95% dos entrevistados não aproveitam totalmente os benefícios de redução de custos em potencial oferecido pelas soluções analíticas físicas e de informações.

Os entrevistados classificaram tecnologias analíticas como as mais importantes, com 73% tendo relatado que suas empresas investiam nessa tecnologia, à frente dos aplicativos baseados na nuvem, com 63%, internet das coisas (IoT), com 54%, blockchain, com 51%, aprendizagem de máquina, com 46%, e a economia compartilhada, com 34%.

A importância dos hardwares físicos se concentrou na robótica, com 63% dos entrevistados classificando-a como a tecnologia física mais importante, superando AVs, com 40%, impressões em 3D, com 33%, e realidade aumentada e drones, com 28%.

Analytics na linha de frente

As empresas estão começando a se aventurar nesse universo, com 39% tendo relatado que estão desenvolvendo uma ou mais soluções analíticas ou de informações, mas apenas 31% delas tendo relatado estar fazendo o mesmo para aplicações físicas.

Os motivos subjacentes para o ritmo lento são sintomáticos dos cenários tradicionais de mudança organizacional. Para aplicações de tecnologia de hardware, 68% dos entrevistados afirmaram que a confiabilidade é sua principal preocupação, enquanto 65% relataram uma resistência à mudança em sua organização, seguido de um retorno de investimento insuficiente ou muito demorado, com 64%.

Comparativamente, para soluções analíticas de informações, 78% dos entrevistados relataram que os silos organizacionais e sistemas legados e ram os principais impedimentos, seguidos pela falta de conhecimentos de talentos especializados, com 70%.

Como conclusão, a pesquisa mostra que é essencial para as empresas digitalizar processos para atender a uma demanda cada vez maior pela geração de eficiência e flexibilidade, e pela melhora da experiência do cliente.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.