Empresas estão à procura de profissionais com habilidades em Python, Java, Linux e SQL, aponta relatório

Linguagens de programação dominam as especificações de empregos, atrás somente da habilidade de gerenciamento de projetos

Author Photo
9:00 pm - 17 de dezembro de 2021
mulher desenvolvedora

A aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos tem aumentado a demanda por profissionais cada vez mais capacitados em TI. No entanto, a alta demanda também gerou uma escassez de profissionais qualificados para atender a toda essa oferta.

De acordo com o último Tech Jobs Report, da agência de recrutamento Dice, essa demanda se concentra, principalmente, em profissionais com conhecimento técnico em Linux, SQL, Java e Python.

As linguagens de programação continuam a guiar as contratações de empregos na área. Segundo o último relatório da Tech Jobs Report, no terceiro trimestre, as listas de empregos na indústria de tecnologia sugerem que as organizações estão em busca de profissionais de tecnologia “que entendam os conceitos básicos de desenvolvimento de software e gestão de projetos” e possuam conhecimentos técnicos em Linux, Java, Python e SQL.

“Os empregadores têm tornado público seus problemas para garantir o tipo certo de talento para preencher as vagas abertas; há claramente uma demanda por tecnólogos com habilidades específicas, mas talvez não no mesmo nível de quando as empresas estavam abrindo novamente”, diz o relatório.

A competência de Gerenciamento de Projetos lidera o relatório da Dice, apontada como uma competência ampla que se tornou crítica para empresas que se esforçam em projetos de transformação digital. A segunda competência apontada pelo relatório é a SQL, que no terceiro trimestre de 2021 teve uma alta de 5% em comparação com o segundo trimestre deste ano.

Vagas que exigem habilidades em linguagens de programação Java e Python também estão em alta neste ano. Java foi a terceira habilidade de tecnologia mais procurada, com base no número de vezes que apareceu em anúncios de emprego – 3% a mais em comparação com o segundo trimestre de 2021.

A linguagem Python, por sua vez, segue crescendo em aplicativos de ciência de dados e inteligência artificial, sendo a terceira habilidade de tecnologia mais procurada pelas empresas no terceiro trimestre. A demanda por essa linguagem aumentou 1% em comparação com o segundo trimestre.

Java e Python “provavelmente permanecerão em extrema demanda por algum tempo”, segundo o relatório.

Linux é outra habilidade em tecnologia demandada pelas empresas no terceiro trimestre do ano, ficando entre as 10 demandas descobertas pela Dice, embora tenha caído 1% em comparação com o segundo trimestre de 2021. Sistemas de Informação, Oracle, Segurança da Informação, Gerenciamento de Dados e Administração de Sistemas foram outras habilidades que notaram uma pequena queda na demanda, ainda que sejam procuradas nas ofertas de vagas.

O relatório também apresentou uma visão sobre as plataformas de software específicas, destaca a publicação do ZDNet. A Docker Software, por exemplo, viu sua aparência nas publicações de empregos de tecnologia aumentar 31% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2021, seguida por Microsoft Azure (12%) e Git, que tiveram um aumento de 10%.

Com informações de ZDNet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.