TI é destaque em ranking de PMEs que mais crescem no Brasil

Empresas de serviços de Tecnologia da Informação são destaque na lista das 100 PMEs que mais crescem no Brasil, divulgada na última quinta-feira (21/09) pela Deloitte. As duas primeiras colocadas do ranking geral são Cata Company (1º) e Virtual Connection (2º). A primeira com crescimento anual de 589,79% e a segunda, 217,99%.

Do total de 100 empresas listadas, 37% são do setor de TI, muito à frente da categoria seguinte, a de “serviços prestados às empresas”, que representa 16%, e agronegócio, alimentos e bebidas, com 14%.

A pesquisa, produzida há 12 anos em parceria com a revista Exame, retrata como as empresas emergentes que mais cresceram aliam temas de maior impacto sobre os negócios – tais como gestão, governança corporativa, capital humano, empreendedorismo, inovação e finanças – aos desafios impostos pelas condições macroeconômicas brasileiras.

Othon Almeida, sócio-líder de Market Development da Deloitte, explica que um dos fatores para o sucesso das empresas que, conforme indica a pesquisa, conseguiram crescer de modo acelerado nos últimos anos, foi a adoção de práticas ligadas à inovação, para buscar competitividade, o que envolve desde a revisão de processos ao desenvolvimento de novos produtos.

Fomento à inovação

As empresas listadas no ranking demonstram compreender a importância da inovação e do investimento em tecnologia – e procuraram manter aportes e destacar profissionais para atuarem nessa frente, mesmo no atual cenário desafiador da economia. No entanto, muitas ainda não possuem uma estratégia de inovação estruturada e formalizada para direcionar esses investimentos. Mais da metade das empresas emergentes pesquisadas possui uma estratégia de inovação informal e não documentada, o que pode trazer desafios na eficiência e na eficácia da aplicação desses recursos.

Empresas de TI

As outras empresas de TI que aparecem no ranking são: Redspark Technology (12º), SIS Consultoria de Informática (14º), Pixeon Medical Systems (15º), VTEX (16º), Paperless (21º), Zenvia Mobile (24º), Dedalus Prime (25º), Selbetti Gestão de Documentos (26º), Máxima Sistemmas (27º), Grupo Quality Software (28º), DCG (29º), Segware (32º), Safetec Informática (35º), Ivia (36º), Soluti (37º), Datainfo (43º), Sou (45º), Veltec (46º), Mandic (50º), Ciberian TI (58º), Under (62º), Premier IT (68º), Jiva (71º), CTINET (72º), Bexpert (76º), Infobase (80º), Geofusion (82º), Alterdata (83º), Senior Sistemas (88º), LG lugar de gente (90º), Gertec Serviços (94º), Consinco (95), Apdata (96º), I4PRO (99º).

Confira aqui o ranking completo e todos os detalhes do estudo.

Recent Posts

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

32 minutos ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

51 minutos ago

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

2 horas ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

3 horas ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

4 horas ago

Questões políticas geraram ‘avalanche’ de ataques DDoS, diz Netscout

A Netscout Systems anunciou recentemente resultados de um relatório específico sobre ataques de negação de…

4 horas ago