Empresas brasileiras se consideram early-adopters de novas tecnologias

Author Photo
6:05 pm - 22 de setembro de 2014
Empresas brasileiras se consideram early-adopters de novas tecnologias

Os CIOs brasileiros se consideram pioneiros na adoção de novas tecnologias, número acima da média mundial de 41%, segundo mostra estudo encomendado pela Dell à consultoria Penn Schoen. A pesquisa entrevistou 800 diretores de TI de empresas de pequeno a grande porte distribuídas de oito países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Brasil, Índia, China e Rússia.

O levantamento indica que quase metade dos executivos brasileiros entrevistados (49%) se julga pioneiro na implantação de novas tendências tecnológicas. Enquanto isso, 41% dos entrevistados do País classificam que sua adoção acontece dentro da média, e apenas 8% admitem que incorporam tendências em TI apenas no momento em que essas já estão consolidadas no mercado. 
Dentre as principais apostas tecnológicas, os CIOs brasileiros elencaram: mobilidade (67%), virtualização (66%), cloud computing (63), Big Data (52%) e ambientes definidos por software (50%). Quanto às tecnologias que ainda não estão presentes em suas empresas, a prioridade é investir no próximo ano em cloud computing (39%), Big Data (30%), virtualização (29%), mobilidade (27%), ambientes definidos por software (30%) e outras (16%).
Quando o assunto são prioridades das organizações em relação à TI, a grande maioria dos CIOs brasileiros (71%) entrevistados cita a otimização das aplicações e, ou, da performance para atender aos objetivos de negócio – necessidade de estar na vanguarda da indústria (18%) e a pressão para reduzir gastos (11%) aparecem na sequência. Diante disso, o estudo aponta que 62% dos executivos brasileiros alegaram ter enfrentado problemas de performance com aplicações que exigem rápido acesso a dados e 63% disseram que essa questão afetou a empresa negativamente, com perda de clientes e de negócios. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.