Empresário está mais confiante na economia neste fim de ano

Dados são da FecomercioSP; para o Natal, a previsão segue positiva e deve contribuir com a movimentação de outras regiões

Author Photo
4:03 pm - 10 de dezembro de 2020
e-commerce estudo Ebit

O Índice de Confiança do Empresário (ICEC), divulgado pela FecomercioSP nesta quinta-feira (10), aponta que a confiança cresceu pelo quinto mês consecutivo. Em novembro, a marca atingiu 100,6 pontos, uma alta de 4,8% em relação a outubro. Com essas informações, é possível afirmar que há esperança de recuperação da economia paulista. A possibilidade é vista com otimismo, já que a melhoria econômica do Estado tem impactos em outras regiões.

Apesar dos efeitos causados na economia pela pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de alta nas vendas. Segundo estudo realizado pela consultoria Ebit/Nielsen, a última Black Friday apresentou, em relação a 2019, crescimento de 25,1% no e-commerce.

Leia também: Adoção de IA pode adicionar até 4,2% pontos ao PIB brasileiro até 2030

A retomada econômica depende cada vez mais de uma adaptação dos empresários à realidade pandêmica. Isso significa, sobretudo, um controle mais eficiente de receitas e de estoques – prática que vem sido adotada, já que o Índice de Estoques (IE) de novembro subiu 0,6%, chegando a 105 pontos.

Já em relação à postura no mercado, a FecomercioSP salienta a importância de estar cada vez mais atento à movimentação dos consumidores – que não apenas estão mais exigentes e com mais presença online, como também têm agora à disposição um novo meio de pagamento: o Pix. Nesse cenário, quem conseguir inovar e agregar valor aos produtos terá vantagens significativas em relação à concorrência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.