Empresa do grupo Porto Seguro diminui em 80% taxa de rejeição de e-commerce

 

Apesar do e-commerce movimentar bilhões de reais – a expectativa para este ano segundo o estudo Webshoppers, da Ebit, é de que o volume dos pedidos seja 7,7% maior que em 2017 – a taxa de rejeição das lojas virtuais ainda é grande. Essa taxa mostra a porcentagem de pessoas que entraram em um site, mas que acabaram saindo dele sem acessar ou clicar em outra informação. A busca por diminuir essa falta de interação é uma das ações mais trabalhadas por profissionais da área.

Neste cenário, a ferramenta SmartSales foi criada para auxiliar as lojas virtuais a terem informações estratégicas para melhorar a experiência do consumidor. A Renova Ecopeças, loja virtual de peças da Porto Seguro, utilizou a ferramenta e observou o tráfego e o potencial do seu e-commerce melhorarem. Depois da ativação da ferramenta, a loja virtual que existe desde 2015 obteve uma diminuição de 80% na taxa de rejeição geral; aumento de 15% no tempo médio que o usuário passa na loja; além do aumento de até 200% na taxa de conversão de todos os usuários que interagiram com a ferramenta.

“Depois da implantação do SmartSales, ficou muito mais fácil para os clientes encontrarem os produtos pela busca inteligente em nosso site. Além disso, por meio do YourStore é possível exibir todo o histórico de navegação do usuário, as principais ofertas e recomendações”, afirma Guilherme Prado, especialista em e-commerce na Renova Ecopeças, startup da Porto Seguro.

“Outro indicador importante que a ferramenta está nos ajudando a combater é a rejeição que o cliente tem ao acessar um site de autopeças. Agora conseguimos reter a atenção do cliente ao tentar sair da página, gerando uma nova urgência para ele voltar ao site e interagir com outros produtos”, aponta Prado.

Por trabalhar com micro-momentos, o SmartSales usa seus algoritmos de recomendações e inteligência artificial para criar uma experiência personalizada para cada usuário que acessa a loja virtual. “O SmartSales possui várias funcionalidades que estão presentes em diferentes momentos do usuário, desde uma simples navegação pela home, uma busca despretensiosa, uma navegação curiosa em um produto e até mesmo em uma possível desistência na hora do pagamento”, explica Leonardo Machado, cofundador e CMO do SmartSales.

“Por meio destas funcionalidades, a inteligência artificial da ferramenta consegue entender o comportamento do usuário, oferecendo produtos e gatilhos de urgência para impulsionar ele até o fluxo de conversão, potencializando muito o tráfego da loja virtual, como é possível ver no case da Renova Ecopeças”, completa.

A ferramenta SmartSales existe desde setembro de 2017 e movimenta meio bilhão de dados mensalmente. Além disso, a plataforma vem ajudando gestores de e-commerce a potencializar o tráfego da sua loja virtual com um ROI (retorno sobre o investimento) médio de 20.

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

1 dia ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

2 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

2 dias ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 dias ago