Empregos em TI no Brasil crescem 5% em um ano

Assespro-PR identificou aumento de vínculo empregatício no pico da pandemia. Área de desenvolvimento de software é a que mais concentra talentos

Author Photo
9:20 pm - 02 de fevereiro de 2022

O mercado de trabalho em tecnologia continua aquecido no Brasil. Estudo da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) apontou que as ofertas de emprego em TI tiveram alta no País em especial no pico da pandemia de Covid-19, em 2020. Os dados foram coletados no Ministério da Economia, na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Foram considerados para análise os vínculos ativos, ou seja, quando o contrato de trabalho está em vigência e o funcionário em atividade. Segundo o relatório, ao final de 2020, existiam 501,4 mil vínculos ativos, o que representou um crescimento médio de 5% em relação ao ano anterior.

Leia também: Demanda por profissionais de TI segue alta. Salários também

A área de Desenvolvimento de Programas de Computador Sob Encomenda foi a área que maior concentrou funcionários ativos, com mais de 118 mil vagas (24% do total), seguida de Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação com 99,7 mil (20%) e Consultoria em Tecnologia da Informação com 76,6 mil (15%).

Em termos de crescimento, o segmento de Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet apresentou as maiores taxas de crescimento de emprego no ramo de Serviços em TI: 27% no Brasil.

O estado do Paraná vem se destacando como polo em tecnologia, lembra o estudo da Assespro-PR. O estado é residência de importantes startups brasileiras, algumas delas sendo unicórnios, como é o caso da Ebanx e MadeiraMadeira, ambas com escritórios em Curitiba. Isso se reflete também no crescimento em vínculos ativos no setor de TI. De forma geral, o Brasil apresentou 5% de crescimento nos empregos em TI, enquanto o Paraná teve 10% no aumento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.