Emprego novo, salário novo? 4 dicas para negociar o valor do salário

Robert Half ensina sobre as armadilhas da definição da pretensão salarial

Author Photo
10:17 am - 05 de novembro de 2018
Emprego novo, salário novo 4 dicas para negociar o valor do salário

Vai mudar de empresa e não sabe como ficará seu novo salário? Caso você queira definir sua pretensão salarial, fazer uma pesquisa é essencial. E a dica vale tanto para quem está empregado como para quem busca uma recolocação. Diversos guiais salarias mostram salários de diferentes áreas e para diferentes cargos, pode ser uma fonte de informação. Pensando no tema, a empresa de executive search Robert Half lista dicas para estabelecer seu novo salário com o novo empregados.

1) Veja como está o mercado de trabalho para o seu setor

Para ser assertivo na sua pretensão, baseie-se em números. Quer saber quão competitivos estão os pacotes de remuneração do seu setor?

2) Avalie sua situação atual

Com os dados em mãos, avalie a sua situação atual. Se estiver buscando por uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho, uma dica é se basear na sua última remuneração. Não aumente muito, mas também não se desvalorize.

Uma pretensão muito abaixo do seu último salário pode demonstrar desespero e deixar o empregador inseguro. Ele pode achar que assim que receber uma proposta melhor vai deixá-lo na mão.

Se você está trabalhando e recebe uma oportunidade de mudar de emprego, avalie o cenário. Um salário te faria mudar de emprego? Quanto mais você precisaria ganhar para fazer essa troca?

3) Leve em consideração os benefícios não financeiros

Lembre-se sempre que, quando você trabalha para uma empresa, você não está apenas recebendo um salário. Você também está adquirindo um pacote de benefícios, que variam de empresa para empresa.

Além dos benefícios financeiros como vale refeição, assistência médica e vale transporte, avalie os benefícios não-financeiros, como a possibilidade de trabalho remoto, treinamentos, desenvolvimento profissional e etc.

4) Esteja aberto à negociação salarial

Há um tempo o salário deixou de ser o principal fator a ser analisado na hora de uma movimentação profissional, portanto, leve em consideração todas as possibilidades que a vaga oferece e coloque-se sempre à disposição para negociar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.