Empreendedoras são mais afetadas pela pandemia, diz estudo

Pesquisa aponta maior dificuldade de donas de negócios nesse momento

Author Photo
3:00 pm - 06 de junho de 2020
empreendedora empreendedora

A crise econômica causada pela pandemia está afetando empreendedores de todo o Brasil, mas um levantamento do SEBRAE mostrou que as mulheres estão sendo mais impactadas pela situação. Os dados mostram que 52% das empresárias paralisaram temporariamente ou de vez ou seus negócios, enquanto no caso dos empresários homens essa taxa foi de 47%.

A pesquisa também aponta que a proporção de empresárias com dívidas em atraso (34%) é maior do que homens (31%). Além disso, as mulheres têm pagado mais juros (35%) do que os homens (31%) e utilizaram mais a suspensão dos contratos (31%) do que os empresários do sexo masculino (27%). Esse levantamento foi realizado entre 30 de abril e 5 de maio.

“A pandemia trouxe à tona além das dificuldades financeiras, sensações ruins de desesperança em relação ao futuro. Por isso, nesse momento é importante fortalecer laços e estabelecer uma conexão com as pessoas. No caso das mulheres empreendedoras, isso é fundamental para que possamos trocar experiências, fazer networking e receber apoio”, afirma Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da itl.tech.

A executiva listou uma série de dicas de gestão para que empreendedoras possam reduzir o impacto da crise em seus negócios:

Comércio online

Por causa do isolamento social, muitos negócios estão de portas fechadas para o público. Isso não significa, porém, que o negócio será encerrado. Em muitos casos é possível levar os serviços/produtos para as plataformas online. Apesar de ainda estar caminhando, o e-commerce (comércio eletrônico) tem crescido rapidamente ano a ano e certamente ocupará uma posição de destaque no faturamento das empresas daqui algum tempo.

Presença nas redes digitais

Além das vendas, a presença digital é importante. Por isso, é essencial possuir contas em redes sociais, blogs, aplicativos de conversas e outros meios que podem servir de divulgação da marca. Muitas dessas plataformas são gratuitas e bastante intuitivas para que sirvam de aliadas nos negócios.

Ofereça ajuda e procure pessoas que possam te ajudar

A presença em redes femininas serve para trocar experiências, se sentir acolhida e até mesmo encontrar parcerias. Por isso é preciso se disponibilizar e colocar à disposição de outras mulheres os conhecimentos que você possui e sua rede de influência. Em troca, esses grupos estarão lá para oferecerem algum apoio em uma matéria específica que você não conheça e também com seus contatos de negócios.

Busque mais conhecimento sobre a sua área de atuação

O período de quarentena pode ser usado também para o aprendizado. Nesse quesito é possível procurar por livros, pesquisas, relatórios, vídeos, enfim, conteúdos que debatam e forneçam mais informações sobre a sua área de atuação. A tecnologia tem feito o mundo mudar muito rapidamente e, por isso, é preciso estar em constante adaptação.

“O Brasil possui mais de 24 milhões de empreendedoras, sendo que todas estão lutando uma batalha diária para fazer com que essa crise passe o mais rápido possível. Portanto, antes de sequer pensar em desistir por causa das dificuldades, nós precisamos lembrar que estamos todas juntas nesse desafio”, finaliza Sylvia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.