Notícias

Embratel e Claro reforçam infraestrutura de telecom na região de Mariana

O Grupo América Móvil Brasil, que opera por meio das marcas Claro, Embratel e NET, adotou um plano emergencial e voluntário para fortalecer toda a infraestrutura de Telecomunicações na região do distrito de Bento Rodrigues, entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, na região central de Minas Gerais.

O rompimento de duas barragens provocou uma enxurrada de lama que inundou e destruiu várias casas no distrito de Bento Rodrigues. Segundo informação divulgada pelo grupo, sua rede móvel é a única em operação na região, dando suporte às equipes que trabalham no local.

“Assim que tivemos conhecimento do rompimento e da devastação da região, mobilizamos nossas equipes técnicas e passamos a reforçar toda a infraestrutura que atende a região, garantindo mais capacidade e plena disponibilidade no sistema de telecomunicações local”, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel.

“Estamos trabalhando para que a rede de telecomunicações da localidade continue funcionando de forma autônoma, oferecendo serviços fundamentais para ajudar a comunidade local, as empresas da região, as autoridades e órgãos que trabalham nas atividades de socorro, resgate e recuperação da área” complementa Silbert, destacando o trabalho e a ação das equipes de Operações e Engenharia do grupo, mesmo diante das situações adversas de trabalho na localidade.

Executivos do grupo entraram em contato com os clientes corporativos da região logo após o acidente e ficaram à disposição para ajudar no que fosse necessário. Em seguida, foi criado um comitê para alinhamento de ações conjuntas com órgãos governamentais. Após solicitação da presidência da Câmara Municipal e com suporte das equipes de resgate, técnicos da empresa obtiveram acesso ao local e conseguiram melhorar significativamente o sinal em Bento Rodrigues.

Por ser a única rede móvel em operação, a Claro liberou chips para telefones celulares para uso das equipes de resgate e monitoramento, inclusive para os sistemas de alarme via SMS. Foi criada uma interface direta para resposta imediata aos pedidos técnicos das equipes que trabalham no local e precisam estar em permanente contato.

A Embratel, a Claro e a NET também estão apoiando o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), órgão ligado ao Governo do Estado de Minas Gerais, disponibilizando chips para aparelhos celulares e promovendo ações internas de arrecadação de mantimentos ou doações.

“Estamos em alerta e operando com alta disponibilidade para manter o funcionamento dos sistemas de telecomunicações na região, que está com estrutura prejudicada. Estamos também apoiando o governo local, as empresas e os órgãos de defesa civil que trabalham na recuperação da área”, diz.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

4 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

5 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

7 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

8 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

10 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

10 horas ago