Solução de IoT otimiza oferta de oxigênio hospitalar

Startup do Pernambuco Salvus, com apoio da Embrapii, desenvolveu equipamento que supervisiona o consumo e estoque de oxigênio

Author Photo
5:54 pm - 21 de outubro de 2022
oxigênio oxigênio

A startup pernambucana Salvus recebeu apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Unidade Embrapii CESAR, especializada em internet das coisas (IoT), para desenvolver um equipamento que supervisiona em tempo real o consumo e o estoque de oxigênio medicinal, possibilitando administração precisa do gás para o paciente e melhor observação do seu estado geral, além de controle racional do reabastecimento do produto, redução de custos, liberação de mais tempo dos profissionais e até melhor auditoria de contas da instituição de saúde.

O ATAS O2 é um fluxômetro digital IoT que, acoplado aos pontos de consumo de oxigênio nos leitos do hospital, monitorara o consumo e cruzar os  dados com o prontuário do paciente da instituição de saúde. De acordo com Maristone Gomes, CEO da Salvus, a solução realiza a vigilância clínica dos pacientes de maneira mais precisa, garantindo que o oxigênio de que necessitam seja devidamente entregue. O equipamento também permite aos hospitais e clínicas monitorarem a quantidade usada e rastrear de maneira mais eficaz os gastos com a matéria-prima.

Em alguns estudos, a startup demonstrou os benefícios da solução para o reabastecimento de cilindros de oxigênio no home care. Segundo o executivo, com o processo automatizado, os profissionais da área ficam mais disponíveis para cuidarem de outros aspectos da saúde dos pacientes.

O CESAR apoiou a startup com a expertise no processo de inovação tecnológica em diferentes fases do projeto, passando por engenharia eletrônica e desenvolvimento de software. A parceria começou nas fases iniciais do desenvolvimento, chegando até a validação da solução. O ATAS O2 foi homologado no início de 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já está disponível no mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.