Notícias

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite para mapear remotamente a aquicultura no Brasil, aumentando a agilidade na identificação de regiões produtoras. O teste será conduzido pela Embrapa Territorial como parte de um acordo de cooperação técnico-científica para detecção automática de viveiros escavados para culturas aquáticas.

A aplicação está sendo desenvolvida pela empresa brasileira Concert Space. O satélite com a aplicação será colocado em órbita pela canadense Galaxia Mission Systems durante a Missão Möbius, prevista para 2025. A assinatura oficial para seguimento da parceria acontece nessa quarta (22) na sede da Embrapa Territorial em Campinas (SP).

Segundo Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de pesquisa e desenvolvimento, a expectativa é que a tecnologia facilite a atualização anual dos viveiros escavados em todos os municípios do Brasil. A disponibilidade de dados sobre o segmento também pode contribuir para o fomento de políticas públicas e estatística do setor, diz a pesquisadora.

Veja também: SpaceX está construindo satélites espiões para governo dos EUA

No projeto será usada uma tecnologia chamada SDS (Satélite Definido por Software), que permite alterar missões durante a operação. Hoje, satélites tradicionais executam uma única função ao longo da vida útil.

Essa mudança deve permitir o uso de equipamento para aplicações mais diversas, reduzindo custo, entre outras vantagens.

Constelação satelital

A missão Möbius pretende lançar vários satélites do tipo SDS para imageamento, comunicação e computação em nuvem. O lançamento com a Embrapa será o primeiro da série e servirá como prova de conceito para outro programa espacial – o Bifrost -, da brasileira Concert Space, que pretende lançar três satélites SDS em órbita terrestre baixa (LEO) para sensoriamento remoto.

Os satélites são construídos para serem de baixo custo, fabricação rápida e ter tempo médio de vida em torno de cinco anos. A arquitetura de constelação, dizem as empresas, permite modelos de negócios que otimizam investimento e mantêm fluxo permanente de fabricação e lançamentos, viabilizando o modelo de negócios de satélite como serviço (Satellite as a Service), em que uma missão pode ser compartilhada por múltiplos usuários.

“A constelação pode ser usada de diferentes maneiras e em diferentes indústrias, como a de comunicação, tecnologia da informação, agronegócio e outros, potencializando a capacidade de atender as demandas do mercado nacional e internacional”, diz o CEO da Concert Space, Rafael Mordente.

A Concert é uma empresa de tecnologia operacional (TO) brasileira com mais de 40 anos de experiência nos setores de energia e aeroespacial. Entre os clientes, estão grandes concessionárias de energia, como a Cemig e a Light, além do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

OpenAI adquire Multi para reforçar tecnologia de colaboração remota

A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (24) a aquisição da Multi, anteriormente conhecida como Remotion, em…

10 horas ago

ByteDance e Broadcom negociam desenvolvimento de chip avançado de IA

A ByteDance, empresa por trás do TikTok, está intensificando esforços para competir diretamente com gigantes…

12 horas ago

UE acusa Apple de violação das regras da lei de mercados digitais

A Apple tornou-se a primeira empresa a ser acusada pela União Europeia (UE) de violar…

13 horas ago

Pesquisa: 55% dos profissionais de marketing usam IA generativa

A inteligência artificial é cada vez mais usada por profissionais de marketing, com 55% dizendo…

14 horas ago

Demanda de energia da IA aumenta drasticamente e se torna desafio crítico

O consumo exponencial de energia pelos data centers está impulsionando uma nova era de desafios…

14 horas ago

MCTI e FINEP anunciam R$ 50 mi para recuperar infraestrutura de pesquisa no RS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou na sexta-feira (21), em Porto Alegre,…

15 horas ago