Embarques globais de PCs têm queda, de acordo com consultorias

Author Photo
11:25 am - 10 de abril de 2015
As vendas mundiais de PCs totalizaram 71,7 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015, queda de 5,2% em comparação com igual período de 2014, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner.

Registro das IDC, no entanto, são ainda piores quanto ao mercado. Para a consultoria, as vendas mundiais de PCs totalizaram 68,5 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015, declínio de 6,7% ano a ano. 

De acordo com o Gartner, em 2014, muitas empresas substituíram seus computadores em razão do fim do suporte do Windonws XP. A IDC apresenta a mesma visão.

Esse ciclo de atualização, no entanto, enfraqueceu no primeiro semestre de 2015, afirma Mikako Kitagawa, analista principal da Gartner. Ele acrescenta que os dados reforçam a projeção de declínio moderado para PCs neste ano, levando a um crescimento lento nos próximos cinco anos. 

Rajni Singh, analista de pesquisa sênior e computação pessoal da IDC, observa que apesar da queda, o embarque de PCs nos Estados Unidos caiu a uma taxa menor do que outras regiões do mundo no primeiro trimestre.

O Japão obteve queda expressiva no mercado. O volume de embarques caiu 44% em comparação com igual período do ano passado, um pouco pior do que o previsto. 

IDC e Gartner indicam que Lenovo e HP lideraram o mercado global de PCs no primeiro trimestre do ano, acumulando o maior market share, seguido por Dell. De acordo com o Gartner, a Lenovo tornou-se um dos principais fornecedores de notebooks híbridos, especialmente com sua linha Yoga em mercados maduros. 

O Gartner indica que a Asus ocupa a quarta posição no ranking, seguida por Acer. A IDC informa a Acer na quarta posição, seguida por Asus, com pouca diferença entre elas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.