Líderes tech do Brasil se dizem otimistas com perspectivas econômicas para 2022

No total, 77% dos CEOs no Brasil e no mundo apostam na aceleração do crescimento econômico global

Author Photo
2:19 pm - 18 de janeiro de 2022
Cofrinhos com moedas Reprodução/Shutter Stock

CEOs do Brasil e do mundo apostam em uma aceleração global da economia em 2022. A percepção otimista de lideranças empresariais foi medida pela 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC, divulgada nesta semana.

No total, 77% dos CEOs no Brasil e no mundo apostam na aceleração do crescimento econômico global. O percentual é recorde entre os líderes globais desde 2012. Na edição anterior da pesquisa, no entanto, 85% dos CEOs brasileiros acreditavam em uma melhora da economia local.

O setor de tecnologia, mídia e telecomunicações figura entre os mais otimistas entre os consultados pela pesquisa. Dos líderes nacionais, 67% daqueles no setor de tecnologia, mídia e telecomunicações dizem estarem confiantes em relação ao aumento de receita no próximo ano. No mundo, 64% dos representantes de tecnologia disseram o mesmo.

O otimismo também aparece nos resultados dos líderes nacionais das indústrias do agronegócio (74%), serviços financeiros (61%) e consumo (68%).

Leia também: Relembre os vencedores do prêmio Executivos de TI do Ano de 2021

No longo prazo, as expectativas para as receitas são ainda maiores entre os executivos no Brasil. Com a perspectiva de um maior consumo de produtos e serviços para os próximos três anos, a previsão é de aumento de receita para 84% dos CEOs brasileiros de Serviços Financeiros, 83% de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, de 80% para os executivos do Agronegócio e de 74% do setor de Consumo.

“A aceleração da vacinação e a retomada gradual da vida e dos negócios são as principais razões desse otimismo no Brasil e no mundo, com os executivos seguindo com seus planos de investimentos e contratações de talentos para o desenvolvimento de suas atividades”, afirma Marco Castro, sócio-presidente da PwC Brasil.

Ainda dentro do contexto de ambiente de negócios, a CEO Survey indica que os Estados Unidos, a China e a Argentina serão os principais mercados estratégicos para empresas brasileiras nos próximos 12 meses.

A expectativa de negócios com os Estados Unidos cresceu de 40% em 2021 para 50% em 2022; com a Argentina de 9% para 19%; e com a China houve uma leve estabilidade de 33% para 34% em 2022.

Ameaças aos negócios

Apesar do panorama positivo, a pesquisa revela que a instabilidade macroeconômica e a desigualdade social preocupam mais no Brasil do que no resto do mundo. Para 6% dos respondentes brasileiros, a economia permanecerá estável. 17% acreditam que a economia global deve retrair. No mundo, 7% apostam na estabilidade econômica e 15% esperam por uma desaceleração na economia.

Globalmente, os riscos cibernéticos e os riscos à saúde são os principais temores dos CEOs (49% e 48%, respectivamente). O impacto em vendas de produtos e serviços e na capacidade de inovar através de tecnologia e processos são listadas como as principais ameaças dos riscos cibernéticos. Já os riscos à saúde preocupam tanto no impacto que podem causar em vendas de produtos e serviços quanto na atração e retenção de talentos e competências essenciais.

Entre os CEOs brasileiros, a maior preocupação é a instabilidade macroeconômica (69%) e seus potenciais impactos em vendas de produtos e serviços. Em seguida, estão os riscos cibernéticos (50%).

A preocupação sobre a desigualdade social e seus impactos também em vendas de produtos e serviços e na capacidade de atrair e reter talentos e competências essenciais é significativamente mais impactante para os executivos locais.

A 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC ouviu mais de 4.400 executivos, em 89 países, com uma participação expressiva de líderes do Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.