Em parceria com startup do Vale do Silício, Adidas inicia produção de tênis com impressora 3D

Author Photo
4:14 pm - 10 de abril de 2017

A Adidas lançou na última sexta-feira (07/04) um novo modelo de tênis com a sola produzida em impressora 3D. O anúncio é parte da preparação da empresa para que o produto entre em produção em massa no próximo ano.

O foco da companhia alemã é responder mais rapidamente a mudanças na moda para poder criar mais produtos personalizados.

Atualmente, a Adidas permite que clientes escolham cor e estampa de calçados on-line, mas, com um novo método de impressão 3D, o processo pode acelerar pequenas produções de edições limitadas e até mesmo projetar solas preparadas especificamente para suportar determinado peso de uma pessoa.

Para este primeiro teste, a Adidas fechou parceria com a startup Carbon, do Vale do Silício. “Isto é um marco não apenas para nós como companhia, mas para toda a indústria”, disse Gerd Manz, diretor de inovação da Adidas, no lançamento do “Futurecraft 4D”.

A expectativa da Adidas é vender 5 mil pares Futurecraft 4D este ano e 100 mil em 2018. A redução do tempo de impressão de solas será de uma hora e meia para menos de 20 minutos.

A consultoria Wohlers Associates, especializada em análises do mercado de impressão 3D, estima que a indústria vai mais que quadruplicar as vendas para US$ 26 bilhões em 2022, impulsionada principalmente pelos setores automotivo, saúde, dentário e de jóias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.