Em busca de soluções inovadoras, Itaú Unibanco promove Batalha de Dados

Iniciativa é um encontro que reúne, durante alguns dias, diversos talentos de diferentes áreas do banco

Author Photo
2:28 pm - 21 de junho de 2018

Com o objetivo de inovar, experimentar e estimular a cultura orientada a dados (data-driven culture), o Itaú Unibanco criou a Batalha de Dados, uma espécie de “hackathon interno” para criar soluções disruptivas baseadas em dados, abordando diversos desafios reais dos negócios do banco.

A Batalha de Dados é um encontro que reúne, durante alguns dias, diversos talentos de diferentes áreas do banco, que devem desenvolver soluções para os desafios propostos a cada edição por meio de equipes multidisciplinares. Ao fim dos quatro dias, os grupos apresentam suas ideias em pitches de quatro minutos para uma banca avaliadora, composta por executivos das áreas de Tecnologia e de Negócios do banco, além de convidados externos.

A cada edição, os participantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre os dados, ferramentas e capacidades analíticas mais avançadas, o que permite uma maior adoção, engajamento e possibilidade de ampliar a geração de valor nas próprias áreas de atuação.

Até agora, já foram realizadas sete edições, contemplando os mais diversos desafios, entre eles: como entender o melhor contexto do cliente para melhorar a comunicação e fazer a melhor oferta do programa de fidelidade dos seus cartões de crédito.

Quase 3 mil inscritos

A Batalha de Dados chega à sua oitava edição este mês, a partir de 25/6. Contabilizando todas as batalhas anteriores, a iniciativa já contou com mais de 2,9 mil inscrições recebidas de colaboradores das mais diversas áreas do Itaú Unibanco. Ao todo, foram 402 participantes e mais de 86 ideias derivadas da Batalha de Dados que já impactaram diferentes diretorias do banco e 12 projetos, reunindo muitas dessas ideias, já estão em execução.

“Diante da digitalização do mercado, é fundamental entender como tangibilizar e, consequentemente, gerar valor aos nossos clientes por meio da análise de dados. A Batalha de Dados é uma das nossas principais iniciativas para colocar em prática temas como a inovação, a tecnologia e a transformação digital, uma das nossas principais premissas”, explica Estevão Lazanha, diretor do Itaú Unibanco.

A Batalha de Dados faz parte da estratégia do Itaú Unibanco de alavancar a cultura data-driven e trazer diferencial competitivo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.