Em busca de aproximação com startups, Raízen inaugura hub de inovação em Piracicaba (SP)

Author Photo
11:41 am - 04 de agosto de 2017

A Raízen inaugurou na última quinta-feira (03/08) o Pulse, centro de inovação para hospedar startups voltadas à inovação no setor de açúcar, etanol, bioenergia e combustíveis. O centro está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde também fica a sede administrativa da companhia, além 5 de suas 24 unidades de produção na região.

A empresa amplia sua aposta na cidade, que tem recebido o título de ‘Vale do Silício agritech do Brasil’, já que abriga 38% das startups focadas em tecnologia agrícola no Estado de São Paulo.

O foco da companhia é estimular a circulação de informações, soluções, projetos, eventos, experts do mercado e acadêmicos para fomentar o crescimento do ecossistema de inovação. Neste primeiro ciclo, o foco é no agronegócio, com a ampliação futura para outras áreas que envolvem o setor.

Situado dentro do Parque Tecnológico de Piracicaba, o Pulse estará junto de grandes empresas que estão instaladas no local, além de importantes instituições acadêmicas próximas, como a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

A proximidade física visa impulsionar a conexão de startups com a experiência de executivos do mercado, investidores e universidades. Com o apoio da SP Ventures e da Nxtp.Labs, além de outras parcerias, o espaço quer se tornar a primeira opção para startups que buscam expansão de mercado e/ou aceleração. Para dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento dessas inovações, a Raízen abre ainda suas unidades produtoras para testes pilotos.

Fábio Mota, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen, afirma que a iniciativa reforça a vocação da empresa para inovação e o compromisso de nortear a evolução do setor com investimento em tecnologias disruptivas, a partir do incentivo ao capital intelectual e acesso a oportunidades. “Temos como objetivo estimular as ideias para observar tendências, experimentar e aprender com falhas para evoluir”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.