Elon Musk apresenta avanços em implantes cerebrais da Neuralink

Principal aposta da startup é descrita por Musk como uma espécie de "Fitbit com fios, no cérebro"; empresário procura novos colaboradores

Author Photo
3:23 pm - 31 de agosto de 2020
Elon Musk Neuralink

Elon Musk quer entrar na sua mente com a ajuda de um implante da Neuralink. O CEO sabe que convencer as pessoas a realizarem implantes cerebrais, grande aposta de sua nova startup, não é tão fácil assim. Por isso, antes convencer que a tecnologia tem futuro, o bilionário focou sua apresentação na última semana em demonstrar que os benefícios da tecnologia podem solucionar problemas, como: paralisia motora, cegueira, depressão e até insônia.

Para atingir esses objetivos, a Neuralink está recrutando mais profissionais. De acordo com Musk, a companhia só realizou uma apresentação para atrair engenheiros de software, robóticos e outros especialistas. Atualmente, a Neuralink conta com 100 colaboradores, mas pode chegar a 10 mil, na opinião do bilionário. No começo do mês, o bilionário surpreendeu e a internet ao dizer que seria possível usar o acessório para tocar músicas diretamente na cabeça das pessoas.

Conexão e possibilidades

Elon Musk descreveu a solução da Neuralink como uma espécie de “Fitbit com fios, no cérebro”, comparando o produto da startup com uma das pulseiras que monitoram atividades físicas. Assim como o tal device, o implante teria a possibilidade de capturar dados vitais do usuário. E, em casos urgentes, alertar sobre a possibilidade de um derrame ou ataque cardíaco, por exemplo.

A ideia é que, a partir desse implante, a startup consiga auxiliar em outras dificuldades ligadas à superfície do córtex, onde o chip ficaria instalado. Com o tempo, modelos para instalações em áreas diferentes do cérebro poderiam ser desenvolvidas, resolvendo problemas como depressão, insônia e outros. O tal chip seria controlado por smartphones, pareados por meio de bluetooth.

No entanto, no momento, o funcionamento e os benefícios dos chips da Neuralink ainda precisam ser comprovados por meio de estudos científicos. Durante o evento, Musk apresentou três porcos (com chip, sem chip e um que teve seu chip implantado e retirado) para demonstrar que não houve mudanças de comportamento e que o método é seguro. Ou seja, de acordo com Elon Musk, será possível até mesmo trocar seu chip por um “modelo novo” da Neuralink no futuro. A ideia e o futuro se parecem um bocado estranhos? Sim. Está cheio de incentivadores e curiosos dispostos a tentar a tal solução? Com toda certeza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.