Ekko moderniza plataforma de fidelização de clientes com inteligência da Mandic Cloud Solutions

Empresa conquistou operações mais otimizadas em seu sistema migrado para um ambiente moderno e ágil na nuvem

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9:19 am - 27 de outubro de 2018

Aderir a um programa de fidelidade é cada vez mais comum para os brasileiros, que estão em busca de novas experiências e boas oportunidades geradas pelos pontos acumulados no cartão de crédito, nas compras de passagens aéreas e em diversos serviços. Esse comportamento dos consumidores têm acelerado o crescimento desse mercado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o faturamento de programas de fidelidade cresceu 11,2% no 1º trimestre do ano.

“Todos os programas de fidelização, em vez de contentar, descontentam — você gasta uma fortuna para ter direito a um comprimido”, diz Permínio Moreira, fundador da EKko Advantage. “Precisávamos mudar isso. Foi então que percebi essa oportunidade de mercado para oferecer algo que revertesse esse cenário”.

Para isso, Moreira criou um modelo de negócio inovador: uma plataforma digital para qualquer estabelecimento comercial ter o seu próprio programa de fidelidade e sua plataforma promocional. A plataforma impacta o consumidor final por meio do aplicativo Ekko, e diversas ferramentas digitais conectando o mundo online ao offline.

O grande diferencial é que o consumidor não precisa esperar para juntar pontos ou comprar para ter parte do dinheiro de volta. “Criamos uma unidade de economia chamada Ekko, isenta de impostos e equivalente a um real. Isso para criar uma cooperativa de economia entre os consumidores e comerciantes de uma determinada comunidade que entrega vantagens e benefícios a ambos”, explica Moreira.

Funciona assim: primeiro, o usuário baixa o aplicativo e, ao se cadastrar, recebe “200 ekkos” (a tal da unidade de economia). Cada ekko equivale a um real (1:1). Ou seja, é como se o consumidor recebesse R$ 200 no momento em que começa a usar a ferramenta. A partir de então, aumenta seu poder de compra já em seu próximo consumo em estabelecimentos cadastrados.

Inteligência

A Ekko, por meio de um algoritmo baseado nas características da operação de cada estabelecimento, varia preços de acordo com horários de alto, médio e baixo movimento. Essa inteligência permite o gestor do estabelecimento criar ações estratégicas, como ofertas especiais de produtos em estoque, além de aproveitar melhor o tempo ocioso da operação, atraindo mais clientes em horários de baixo movimento onde o custo fixo é alto. Tudo muito simples e integrado ao meio de pagamento.

O consumidor visualiza todas as ofertas e promoções dos estabelecimentos parceiros próximos no aplicativo, e ainda acompanha a economia que fez em cada compra no extrato, disponível no menu.

No início da operação, eram 20 mil usuários em um piloto realizado num bairro da cidade de São Paulo. Hoje, o app conta com mais de 400 mil. Para suportar tal complexidade, patenteada em 180 países, a Ekko buscou o grupo Mandic Cloud Solutions, empresa especialista brasileira na gestão de ambientes em nuvem corporativa.
O principal desafio da Ekko era colocar os seus processos em um ambiente escalável de alta performance que oferecesse as condições ideais para continuar crescendo de forma uniforme e estável, garantindo mais agilidade.

Com esse cenário, a Mandic Cloud traçou um projeto para implantação de um novo ambiente. A nova plataforma – que se manteve na nuvem da Amazon Web Services (AWS) – contou com mudanças no início para lançar novas aplicações e, conforme os números eram atingidos, as ações foram escaladas.

“Atualmente temos uma arquitetura de aplicações robusta e escalável para atender aos diversos processos de negócio, incluindo lançamento de campanhas promocionais, ofertas e notificações geolocalizadas, delivery e pagamento”, explica Marcelo Soares, head de tecnologia da Ekko. Segundo ele, a parceria com a Mandic Cloud permitiu investir na expansão do negócio. Ainda esse semestre, a Ekko prevê expandir para novas praças.

Outros planos também estão em andamento, entre eles, a ampliação da plataforma de Big Data e Business Inteligence (BI). O objetivo é ter mais agilidade na identificação do perfil do consumidor e na construção de campanhas personalizadas.

“Podemos ver a importância de um bom gerenciamento em cloud para o negócio com o caso de sucesso da Ekko. A empresa contou com todo a inteligência da Mandic Cloud para estabelecer um ambiente escalável e, agora, consegue ter visão completa de sua operação. Além disso, consegue impactar positivamente os clientes ao oferecer uma melhor experiência de uso da tecnologia nas compras diárias. Todo o processo se tornou mais ágil e eficaz”, diz Camila Pedace, especialista da Mandic Cloud Solutions.

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