Educação precisa mudar e preparar crianças para nova era digital

Rodrigo Santos, CEO da Happy Code, diz que a tecnologia "é só uma ferramenta de transformação da educação"

Author Photo
4:07 pm - 01 de novembro de 2019

A Educação 5.0, pautada, entre outros, pelo modelo de Sociedade 5.0, tem uma pegada bem diferente da qual estamos habituados. A ideia não é mais ensinar o básico aos alunos, ou somente incluir tecnologias no ensino; mas, sim, ensiná-los a lidar com o futuro, a resolver problemas e a trabalhar, de fato, com tecnologia.

Durante o IT Forum X, evento que aconteceu entre 16 e 17 de outubro, tivemos a oportunidade de bater um papo com Rodrigo Santos, fundador e CEO da Happy Code.

A Happy Code, fundada em 2015, é uma escola de programação, maker e robótica com sedes no Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Seu foco é aproximar crianças e adolescentes das ciências da computação.

E, claro, sabemos que a educação não é 100% acessível para todas as classes da sociedade; ou, pelo menos, não nesse momento. Também que as novas tecnologias reinventaram os modelos de ensino, mas ainda falta percorrer um belo caminho.

“A principal questão a ser discutida é que todo mundo fala sobre a revolução, o uso da tecnologia, mas ela é só uma ferramenta de transformação da educação”, disse Rodrigo.

Na Happy Code, como explica, a tecnologia é usada como um meio “de potencializar e ensinar crianças a como resolver problemas reais por meio da tecnologia”.

“Nosso princípio básico é fazer com que a criança seja empoderada; que ela saiba construir tecnologia, mas olhando principalmente em como resolver problemas do mundo real”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.