Eduardo Carvalho: trabalhar com data center é estar sempre disponível

IT Forum Líderes entrevista presidente da Equinix Brasil. Executivo revisita trajetória e conta como a proximidade com startups refaz sua carreira

Author Photo
4:17 pm - 06 de agosto de 2021
Eduardo Carvalho, presidente Equinix Brasil. Foto: Divulgação

Eduardo Carvalho, presidente da Equinix Brasil, se levanta todos os dias às 4h40 da manhã. As horas, que poderiam facilmente ser reservadas para manter por mais tempo os olhos fechados, são, no entanto, úteis, para dar conta de tudo que o executivo precisa fazer. “Às 8h, eu já estou de café tomado, na frente do computador”, conta ele ao IT Forum Líderes, podcast da IT Mídia.

As corridas pela manhã garantem o fôlego e o preparo para maratonas não só nas ruas, mas também para o dia a dia. “Eu mantenho uma disciplina muito rígida”, conta ele sobre a agenda de reuniões e os esportes. “E assim, não é sacrifício. Quando você faz o que você gosta, você não se sacrifica. É lugar comum às vezes, mas é uma verdade. Eu tenho prazer em participar das reuniões, em resolver problemas”, acrescenta.

Se Carvalho seguisse os passos e a vontade de seu pai, de também seguir carreira como funcionário público, sua rotina provavelmente seria outra. “Meu pai me perguntava, o que eu queria fazer da vida. [E falava] quero trabalhar em um lugar que tenha muito problema para resolver. E eu acabei encontrando e pagando a língua”, brinca.

Como presidente de uma gigante de data centers, administrar as preocupações em um ambiente crítico é o tipo de coisa que ajuda a criar algumas camadas de resiliência. “O negócio de data center já tira o meu sono naturalmente”, diz o executivo. “Nós somos fornecedores 24/7. Não tem jeito. Se você quiser trabalhar no setor, você primeiro tem de entender que uma dor de um cliente pode representar um prejuízo muito grande para ele. Então, você precisa estar disponível. Se você não vier com este espírito, você está no setor errado”, acrescenta.

Carvalho também acumula algumas funções para além da carreira corporativa. Se no início da vida profissional empreendeu já na indústria de tecnologia, atualmente também divide o tempo entre o aconselhamento nas startups que investe. Estar próximo de empresas nascentes em tecnologia também é uma forma de olhar sob a perspectiva do outro, no caso, do cliente.

“Acho que essa convivência é fundamental para me alimentar, porque hoje dentro de uma corporação você tem todas as ferramentas possíveis de uma gestão, para você manipular, monitorar, para o seu dia a dia. Dentro das startups você convive com a escassez e você aprende muito com a escassez, porque traz agilidade e ação. Tem, então, um combustível muito mais forte em relação a inovação dentro das startups e isso eu trago para o dia a dia da Equinix. Eu sou um entusiasta disso, porque acho que isso refaz o executivo”.

No podcast IT Forum Líderes, Eduardo Carvalho revisita a carreira, fala sobre aspectos da liderança que o motivam e indica o futuro dos data centers.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.