Notícias

Edtech reprograma forma 2 mil alunas e ajuda reduzir lacuna de gênero em TI

A {reprograma}, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica priorizando em seus processos seletivos negras, trans e travestis, compartilhou os resultados positivos desde o lançamento da iniciativa, em 2016.

Das 4 mil mulheres que passaram por suas oficinas de seleção, mais de 2 mil se tornaram alunas, sendo que 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis.

Desde a sua fundação, até o final do primeiro semestre de 2023, foram realizados 54 cursos, com mais de 23 mil inscrições. Até o final deste ano, a expectativa é formar 440 profissionais e obter uma taxa de empregabilidade superior a 85%.

Dados compartilhados pela {reprograma} lembram que, apesar de serem 51,1% da população brasileira, as mulheres são apenas 23% no mercado de tecnologia, de acordo com dados da plataforma de empregos Catho. Quando pensamos em mulheres negras, a porcentagem é ainda menor — 11%, segundo o “Report 2022 – PretaLab”.

Missão reprograma

Quando a {reprograma} nasceu, a realidade não era muito diferente e foi diante deste cenário que a peruana Mariel Reyes Milk se uniu a um grupo de voluntários para começar a dar vida ao projeto, que iniciou com uma turma-piloto de front-end de seis semanas, em São Paulo. Ao final deste primeiro curso, a empreendedora social se uniu à Carla de Bona e Fernanda Faria e, juntas, fundaram a iniciativa de impacto social.

Para a fundadora Mariel Reys, acompanhar o crescimento da {reprograma} e o impacto positivo na sociedade é algo gratificante. “Quando fundei a iniciativa, tínhamos o sonho de capacitar mulheres e diminuir a desigualdade de gênero no setor de tecnologia. Quase seis anos depois, ver tantas vidas transformadas é realmente muito mais do que poderíamos imaginar”, afirma.

Para Fernanda Faria, cofundadora e diretora de Operações, o recorte de raça, gênero e renda sempre foi uma preocupação latente na {reprograma}. “Desde o início, tivemos como foco central o recorte de raça, gênero e renda. Nosso objetivo sempre foi atrair mulheres LGBTQIA+, negras e em situação de vulnerabilidade econômica para nossos cursos. Por isso, estudamos e nos aprofundamos em temas como feminismo negro e latino-americano, buscando tornar o mercado de tecnologia mais diversificado e inclusivo”, explica.

Já para a cofundadora Carla de Bona, que anteriormente foi Diretora de Ensino, e assumiu em novembro do ano passado o cargo de Diretora de Inovação, a iniciativa possui foco no compromisso contínuo com a transformação e inclusão. “Nosso trabalho não se limita apenas à formação profissional. Buscamos criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as mulheres possam se desenvolver como líderes e se sentir empoderadas para assumir papéis de destaque no setor de tecnologia. Minha mudança de cargo reflete nossa constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos programas.”

Em 2022, a iniciativa anunciou a sua nova diretora-executiva, Nadja Brandão, que assumiu o comando da organização no lugar de Mariel Reyes. Advogada, com foco em Governança Corporativa, Compliance e ESG, a executiva reforça o seu compromisso com os valores da {reprograma}. “Como mulher negra, o meu propósito de vida é apoiar a transformação de mulheres, oferecendo recursos e novos caminhos para que alcancem voos cada vez mais altos e permaneçam lá. Acredito que a mudança só irá acontecer com investimento e comprometimento coletivo de longo prazo, com organizações internacionais e políticas públicas de qualidade, garantindo que exista um projeto para garantir o acesso de todas à educação”, conta.

Mariel Reyes permanece como membro e Presidente do Conselho, participando das decisões estratégicas, do crescimento e do futuro da iniciativa. Atualmente, a {reprograma} conta com parcerias com grandes empresas, como Mercado Livre, iFood e B3 Social.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

15 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

17 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

17 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

21 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago