Software EDK ajudará na avaliação da alfabetização na Amazônia

Professores contarão, a partir de 2018, com tecnologia do instituto Samsung para análise do nível de aprendizagem

Author Photo
9:06 am - 26 de dezembro de 2017
Samsung Software EDK

Com o software EDK (Educar), a nobre missão de alfabetizar estudantes ficará mais simples e rápida. A ferramenta foi criada pelo Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para a Amazônia (SIDIA), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Samsung.

O EDK ajudará na aplicação da Provinha Brasil, avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC), para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes. Realizada duas vezes por ano, pelos alunos do segundo ano do ensino fundamental, a prova é composta por testes de Língua Portuguesa e de Matemática.

O interessante é que os resultados permitem aos professores e gestores obterem informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de alfabetização e habilidades iniciais em Matemática. Agilizando e simplificando esse processo, de maneira assertiva.

Nathalia Flores, gerente de Educação e Saúde da FAS, diz que a parceria com o SIDIA para o desenvolvimento do EDK partiu da necessidade de agilizar o resultado da avaliação.

“A prova não é obrigatória e geralmente é negligenciada pelos desafios de distribuição. Trata-se de um instrumento pedagógico importante, seus resultados orientam o professor e qualificam a intervenção de acordo com as necessidades apresentadas pelos estudantes”, explica.

EDK na Provinha Brasil

A Provinha Brasil, utilizando o EDK, foi aplicada pela primeira vez em uma escola do município de Itapiranga (distante 341 Km de Manaus) no período de 4 a 7 de dezembro. De acordo com Ronaldo Mussa, que liderou o projeto no SIDIA, com o EDK, o professor vai poder ter no mesmo dia o resultado da avaliação dos alunos, garantindo que haja tempo hábil para se trabalhar individualmente.

“Estamos colocando a tecnologia à disposição da população e garantindo que os professores possam avaliar de forma rápida e eficiente os estudantes, colaborando com a melhoria da educação. Com isso, esperamos contribuir ainda para o avanço dos índices de alfabetização do estado”, destaca.

O conteúdo e a metodologia de aplicação da Provinha Brasil, prossegue Mussa, seguem os critérios estabelecidos pelo MEC. “Nós incluímos as questões no software e cada aluno fará a prova nos tablets fornecidos pelo SIDIA com a tecnologia Samsung, conforme a orientação do professor.”

Evolução do EDK

O EDK ganhará outras funcionalidades, que possibilitarão ao professor, por exemplo, interagir com outros profissionais por meio das redes sociais. Para o gerente de Soluções ao Cliente do SIDIA, Álvaro Gonçalves, a ferramenta permite o uso real da tecnologia como suporte para os gestores educacionais entenderem melhor a situação dos alunos nas mais longínquas comunidades da região Amazônica.

“A inovação da solução (considerando todas as etapas planejadas) permite a melhoria do diagnóstico dos alunos, tornando-se uma ferramenta de apoio à decisão dos esforços e uso de conteúdos personalizados para conduzir os alunos da região para um patamar adequado de alfabetização e conhecimento de disciplinas fundamentais ao seu desenvolvimento”, afirma Gonçalves.

A FAS é parceira do SIDIA e da Samsung nessa e em outras iniciativas educacionais. Nas 583 comunidades rurais ribeirinhas, onde atua, a FAS, por meio do Programa Educação e Saúde monitora mais de 400 escolas, com público potencial para ser usuário do software.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.