Notícias

É possível automatizar todas as operações em nuvem?

À medida que passo de um projeto para outro, percebi que a tendência mais recente é aproveitar ferramentas operacionais, como AIops e plataformas de operações de segurança para automatizar a maior parte do que é necessário para operar de forma proativa uma nuvem, nuvem híbrida ou implantação multicloud. Isso significa automatizar tudo, desde gerenciamento de rotina e monitoramento até desligamento e inicialização de servidores para contornar problemas e, ao mesmo tempo, machine learning no trabalho (que é a IA no AIops).

Ninguém está pronto para treinar sua equipe de operações ainda, mas está claro que os avanços em diagnósticos de causa raiz e processos de autocura, continuidade de negócios e recuperação de desastres e outros serviços que compõem a vida diária de um engenheiro de nuvem podem ser automatizados para serem mais confiáveis do que humanos. Agora estamos lidando com ferramentas que podem aprender, que melhoram conforme experimentam as operações, que talvez possam funcionar melhor do que um ser humano, eventualmente.

A automação do CloudOps é muito parecida com a automação da direção. Embora saibamos que a tecnologia pode conduzir o carro – talvez melhor do que nós – a ideia ainda é intimidante. A automação do CloudOps é muito mais complexa do que dirigir um carro, mas muitos dos mesmos tipos de problemas terão que ser superados. O resultado é um conjunto de processos automatizados que podem resultar em uma nuvem muito melhor executada, bem como em um sistema de segurança proativamente ciente que se torna melhor com o tempo.

Vamos dar o salto? Tirar nossas mãos do volante?

Minha opinião sobre a tecnologia emergente é que leva cerca de três ou quatro anos desde o momento em que a tecnologia é capaz até o momento em que é amplamente utilizada. Considerando que a maioria das empresas levou 10 anos para colocar apenas 20% a 30% de suas cargas de trabalho em nuvens públicas, isso pode ser uma caminhada mais longa do que pensamos.

Um fator crítico de sucesso será que a automação de CloudOps e SecOps forneça resultados muito melhores do que as abordagens tradicionais, ou seja, humanos. Eu imagino que alguns novatos agressivos serão os primeiros a agir sem intervenção; assim que forem bem-sucedidos, outros os seguirão.

É assim desde que estou no negócio de tecnologia. Mesmo que a tecnologia tenha tudo a ver com saltos de fé, todo mundo quer que outra pessoa salte primeiro.

A automação eficaz será um verdadeiro multiplicador de força para uma empresa. Os processos de operações automatizados podem escalar e se tornar muito mais avançados e eficazes com o tempo. A parte assustadora é que se os humanos retomassem o controle por qualquer motivo, eles provavelmente não seriam tão eficazes quanto os processos de operação automatizados alimentados por IA.

Isso não é ficção científica; esse material está funcionando hoje. Se não fosse pela possibilidade de ser levado até a borda da propriedade para fazer isso, eu poderia configurar a automação profunda para 80% dos processos manuais para a maioria das implantações de nuvem corporativa, passando para 100% em apenas dois anos.

O truque é lidar com as expectativas e medos dos humanos antes de podermos substituí-los. Agora, isso não é um conflito de interesses?

Recent Posts

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 hora ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

2 horas ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

4 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

19 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

21 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

21 horas ago