É necessário incluir referências profissionais no currículo?

Inclusão não é obrigatória, mas candidato deve levar nomes anotados para entrevista, de acordo com a Robert Half

Author Photo
1:05 pm - 16 de junho de 2019

A checagem de referências profissionais costuma ser um processo importante durante um processo seletivo, uma vez que permite ao recrutador confirmar informações importantes sobre o candidato, conforme aponta a empresa especializada em recrutamento Robert Half em um novo post sobre o assunto.

Mas será que é necessário colocar essas referências diretamente no currículo? Segundo a Robert Half, isso não é obrigatório, mas “você deve ir para a entrevista com alguns nomes e telefones anotados em seu celular, pois é possível que o recrutador peça estas informações”.

O ideal, aponta a companhia, é indicar antigos gestores e colegas de trabalho, especialmente pessoas com as quais você tinha uma boa relação. “Procure pessoas que reconheçam seu trabalho e seu potencial”, diz a Robert Half.

No entanto, a empresa lembra que geralmente o recrutador também costuma ampliar a lista por conta própria para conversar com outras pessoas que vão além da lista de indicações do candidato.

“Quando for passar o contato, prefira informar o número do telefone que, neste caso, é mais eficiente que o e-mail. Se colocar os contatos de referência no seu currículo, eles devem aparecer em último lugar”, de acordo com a empresa especializada em recrutamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.