Notícias

E-commerce salta 24% em setembro, aponta índice

O e-commerce brasileiro segue aquecido, com alta de 24,21% em setembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Nesse mesmo período, as vendas saltaram 15,81%, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

A participação do e-commerce no faturamento do varejo atingiu 12,3% em agosto, contra 4,8% em relação a agosto do ano passado Esta é a quinta melhor performance desde janeiro de 2018. De acordo com Gastão Mattos, responsável pela divisão de varejo online da camara-e.net, esses números reforçam uma mudança de patamar do comércio online no Brasil.

“Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país”, analisou.

Leia mais: Vagas para desenvolvedores: empresas têm mais de 200 oportunidades abertas para diversos níveis

No trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. De setembro a agosto, houve uma retração de 6,31% nas vendas pela internet. Por outro lado, no acumulado do ano o crescimento é de 10,82%.

As vendas por região, a análise de setembro deste ano contra o mesmo mês do ano, estão divididas entre Norte (32,74%); Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (24,84%); Sul (18,21%); e Sudeste (11,72%). Já no acumulado do ano, a distribuição é Centro-Oeste (29,94%); Norte (28,62%); Nordeste (26,16%); Sul (18,79%); e Sudeste (3,82%).

Entre setembro e agosto, também houve variação negativa no faturamento do setor (−4,49%). Já a composição regional, entre setembro de 2021 ao mesmo mês de 2020, os resultados  foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); Sul (26,25%); Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%). No acumulado do ano, a configuração é Centro-Oeste (40,42%); Nordeste (33,52%); Sul (32,07%); Norte (28,14%); e Sudeste (15,31%).

Participação no varejo

Em agosto, o e-commerce respondeu 12,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no varejo corresponde a 11,2%, com base na última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada em 6 de outubro.

A composição de compras realizadas pela internet em agosto foi: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,8%); móveis e eletrodomésticos (28,3%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%).

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

20 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

21 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

21 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 dias ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago