Durante pandemia, Brasil tem acréscimo de 34,1% em número de fintechs

Relatório do Distrito mostra que ecossistema tem crescido mesmo durante pandemia

Author Photo
11:48 am - 28 de maio de 2020
fintechs distrito fintechs distrito

Um levantamento realizado pelo Distrito apontou que hoje estão em atividade 742 startups do segmento financeiro no Brasil. O número é um acréscimo de 34% em comparação a 2019. O mercado de fintechs é hoje um dos maiores no ecossistema de startups brasileiras.

De acordo com o relatório, as fintechs receberam 1/3 do volume de investimentos total em startups no último ano. “Com uma necessidade ainda maior de experiência digital, acreditamos que os modelos de colaboração com fintechs ganhem proeminência, e a curva, já bastante tracionada pelas recentes novidades trazidas pelo regulador como, o open banking, instant payments e a interoperabilidade, possivelmente ganhará ainda mais tração”, diz Fabio Licere, sócio de financial services da KPMG.

O relatório aponta ainda que 55,8% das fintechs brasileiras atuam no modelo B2B e 28,4% delas são B2C. As startups mapeadas foram divididas em 14 setores, e o mercado de meios de pagamentos é o que possui a maior quantidade de startups, representando 16,4%, seguido por fintechs de crédito (15,8%) e backoffice (15,1%).

A região sudeste aparece como polo das soluções financeiras do Brasil. Sendo o maior polo de startups do Brasil, o estado de São Paulo também detém mais da metade das fintechs do país, com 53% das startups mapeadas. 13,5% de todas as startups de São Paulo são do segmento financeiro.

De acordo com o Distrito Fintech Report 2020, o setor emprega hoje 40 mil pessoas. O destaque é para as startups de meios de pagamento, que empregam cerca de 35% do total de funcionários no setor, com apenas 16% das empresas. Entretanto, a maioria das fintechs ainda é de pequeno porte. 2/3 das startups mapeadas empregam até 20 funcionários.

Para conferir o estudo na íntegra, acesse o site do Distrito.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.